Interessante

Descoberto enorme”mar” no interior da terra

(Dagbladet): Um reservatório de água três vezes o volume de todos os oceanos na superfície da Terra é encontrado nas profundezas da terra. A descoberta pode fornecer uma explicação de onde vêm todos os mares da Terra, escreve o newscientist.com.
Esta massa de água está escondido dentro da pedra azul chamada “ringwoodite”, 700 quilômetros abaixo da superfície da terra no manto adjacente ao núcleo da Terra.
O tamanho do reservatório lança nova luz sobre a origem da água que cobre grande parte da superfície da Terra.

– Boas evidências
Alguns geólogos supuseram que a água veio com cometas que caíram em nosso planeta, mas a nova descoberta apóia uma teoria alternativa de que a água vazou gradualmente a partir da Terra na história primitiva do planeta.
– Há boas evidências de que a água da Terra vem do interior do planeta, disse o professor Steven Jacobsen da Universidade Nortwestern em Evanston, Illinois.
A pesquisa foi publicada na revista Science.
O reservatório de água escondido também pode atuar como um amortecedor para os oceanos em sua superfície, e fornecer uma explicação  por que eles mantiveram o mesmo tamanho em milhões de anos.
    Sismógrafos
O grupo de  pesquisadores  de Jacobsen usaram, em  2000,  sismógrafos para estudar as ondas sísmicas geradas por mais de 500 terremotos. Estas ondas viajam através da Terra, incluindo o centro, e pode ser recuperadas na superfície da Terra.
Ao medir a velocidade destas ondas em diferentes profundidades, os pesquisadores puderam determinar os tipos de rochas que as ondas atravessaram.
O enorme reservatório de água foi descoberto como resultado de ondas que viajam substancialmente mais lento, porque as ondas levam mais tempo para passar pelas pedras molhadas do que pelas secas.
Em antecipação, Jacobsen tinha calculado que iria acontecer com as ondas de água em que estavam presentes a pedra ringwoodite. Ele cultivou a  ringwoodite em laboratório e a expôs a pressões maciças e temperaturas semelhantes às que estão a 700 quilômetros abaixo da superfície da terra.

– Devo ser grato
Os pesquisadores também encontraram evidências de ringwoodites húmidas a 700 quilômetros abaixo da superfície  terrestre, na zona que divide as partes superior e inferior do manto. Abaixo existe uma pressão e temperatura de modo a que a água é pressionada para fora da pedra.
– Devemos ser gratos por este reservatório nas profundezas. Se ele não estivesse lá, a água teria estado apenas sobre a superfície da Terra, e, olhando para a frente, não veríamos outra coisas senão os picos, diz Steven Jacobsen.

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes Oliveira

1 Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • O que me dizem agora os ateus, com a sua zombaria sobre o dilúvio, perguntando onde está a água deste evento. Pois a própria Bíblia declara que no dilúvio além da chuva se abriram as fontes do grande abismo. Mais uma vez a ciência comprova a Bíblia, e caso encerrado.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

DIRETO DE ROLIM

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese