Cidades

Deputados responsabilizam consórcio hidrelétricas pelos estragos das enchentes do Rio Madeira, e senador Raupp sofre acusações

Clima quente. O deputado Euclides Maciel (PSDB), na sessão plenária desta terça-feira (13), não poupou críticas aos dois consórcios que estão construindo no rio Madeira, as Usinas Hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, responsabilizando-as pelas enchentes que atingiram Porto Velho, Nova Mamoré e Guajará-Mirim e seus distritos. Na ocasião, o presidente da Assembleia Legislativa, Hermínio Coelho, voltou a criticar a situação por que passam os desabrigados acomodados recentemente em barracas de lonas. Cobrou providências ao Governo do Estado e, também, da bancada federal para resolver a questão o quanto antes.

Ao citar um programa de televisão, exibido na noite de segunda-feira (12) pela Rede Record, no qual foi abordada a enchente que atingiu vários municípios de Rondônia, “demonstrando toda a culpa das Usinas pela cheia que transbordou rios rondonienses. Agora, quero ver o diretor da Jirau dizer que as usinas não têm nada com isso. O descaso dessas empresas para com a população é um absurdo. Precisamos tomar providências para resolver a questão de penúria que passam os desalojados e desabrigados”.

Euclides Maciel elogiou a vinda a Rondônia da ministra Ideli Salvatti para vistoriar presídios. “É elogiável essa atitude, mas a questão dos desabrigados também não é direitos humanos? Pelo que estamos vendo, não vamos deixar mais construir Usinas Hidrelétricas em Rondônia. Uma outra Usina está programada para ser erguida no município de Machadinho do Oeste. Precisamos agir enquanto é tempo. Depois, ficaremos aqui lamentando as enchentes que desabrigam e desalojam pessoas. Além disso, ficar ouvindo diretor da usina de Jirau falar o quem bem quer, desrespeitando toda uma população e o Estado de Rondônia”, enfatizou o parlamentar do PSDB ao afirmar que “é hora de os insatisfeitos irem embora. Quem quer falar mal de Rondônia tem que ir embora. Além disso, as Usinas (Jirau e Santo Antônio) querem parcelar as dívidas que têm com Rondônia em 60 meses. O mais grave é que o ICMS das Usinas será pago em São Paulo e Rondônia ficará apenas gerando energia para outros Estados”.

 

Apartes

Vários deputados pediram aperte. Brito do Incra (PSD) criticou a falta de energia elétrica em vários municípios de Rondônia. Ele propôs convidar os diretores da Eletrobrás para saber o que realmente está acontecendo que tem tanta falta de energia em Rondônia.

Enfaticamente, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Hermínio Coelho (PSD), disse que “quem tem quer enquadrar o governador de Rondônia são os deputados. O culpado de tudo que está aí são os representantes do povo. É uma vergonha colocar as pessoas naquelas barracas quentes. Os atingidos pela enchente têm que receber melhor atenção dos órgãos públicos. A Assembleia tem que fazer o governador cumprir com as normas. O senador Valdir Raupp não faz nada, parte da bancada federal também não age em favor dos desabrigados. Esse Raupp deveria é ter vergonha de falar alguma coisa, pois é acusado de tantos desmandos quando foi governador de Rondônia”.

Já o deputado Edvaldo Soares (PMDB) pediu a Hermínio Coelho para não generalizar nas críticas que faz ao partido peemedebista. Hermínio disse que “tudo que falo sobre o Raupp foi publicado pela imprensa. Os processos ele está respondendo na Justiça. Não estou inventando nada”.

 

Comentar

Print Friendly, PDF & Email
Tags

About the author

Gomes Oliveira

1 Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • será se esse deputado Edvaldo soares sabe que a Procuradoria Geral da republica, já opinou pela condenação do Senador Raupp, e so olhar no site do Supremo Tribunal Federal, e fala isso não e crime a população tem que fica sabendo desses verdadeiros Bandidos do dinheiro do contribuinte, deputado esse governo atual e muito ruim, sempre que o PMDB, governo so terminou esculhambado o Estado.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

DIRETO DE ROLIM

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese