Rondônia

Deputados aprovam recomposição salarial e reestruturação de cargos da Defensoria Pública de Rondônia

Matérias foram aprovadas em sessão extraordinária.

Os deputados estaduais aprovaram dois Projetos de Lei Complementar (PLCs), apresentados pela Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO), que tratam da recomposição salarial dos servidores e da adequação do quadro funcional da instituição. As matérias têm como objetivo modernizar a estrutura e atender às demandas crescentes.

O Projeto de Lei Complementar 106/2024, referente à recomposição salarial dos servidores efetivos da DPE-RO, foi aprovado com o objetivo de corrigir defasagens ocasionadas pela inflação. A medida está amparada no artigo 37, inciso X, da Constituição Federal, e será implementada no exercício de 2025.

A iniciativa busca valorizar os profissionais que integram o quadro administrativo e técnico da Defensoria, garantindo melhores condições de trabalho após um período de quatro anos sem reajustes devido às restrições impostas pela pandemia e ao Programa de Ajuste Fiscal.

Segundo a Mensagem 1/2024, enviada pela DPE-RO, a recomposição salarial reflete o compromisso da instituição com a consolidação financeira e a continuidade dos avanços obtidos nos últimos anos, como a ampliação do quadro de defensores públicos e a realização de concursos públicos.

Outra aprovação foi o Projeto de Lei Complementar 107/2024, que promove a adequação do quadro funcional da Defensoria Pública. A medida visa atender às demandas da transformação digital, melhorar a eficiência da gestão pública e otimizar a prestação de serviços aos cidadãos.

Entre os principais pontos do projeto, estão a garantia de que os cargos comissionados sejam destinados exclusivamente a funções de direção, chefia e assessoramento; estabelecimento de regras claras para a criação e distribuição dos cargos, respeitando a relação entre comissionados e efetivos; e determinação de critérios objetivos quanto aos requisitos de ingresso e atribuições dos cargos, observado o quantitativo proporcional conforme a necessidade que eles visam suprir.

A reestruturação atende também a recomendações do Tribunal de Contas do Estado, garantindo maior eficiência e modernização administrativa, sem ultrapassar os limites de despesas previstos.

Os projetos foram aprovados pelos deputados presentes na sessão. Após a aprovação, o projeto seguiu para a sanção do governo. As sessões da Assembleia Legislativa podem ser acompanhadas presencialmente ou pelos canais da TV Assembleia (7.2) e YouTube.

Mais informações sobre os projetos e as votações estão disponíveis no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (Sapl) e no site oficial da Alero.

FONTE: DECOM ALE/RO

Comentar

About the author

Gomes

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – COPINHA FEMININA 2024 – Corinthians x Cruzeiro

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

RONDÔNIA

AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

RELIGIÃO

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com