Em homenagem ao Dia do Jornalista, o líder do PSD, deputado Moreira Mendes (RO), destacou o papel desses profissionais na construção da democracia e lamentou o elevado índice de violência contra a categoria no Brasil, em pronunciamento, nesta segunda-feira (7), do plenário da Câmara dos Deputados.
“Há três dias, um levantamento publicado pela entidade suíça, Press Emblem Campaing, apontou que apenas o Iraque registrou um número maior de assassinatos de jornalistas que o Brasil em 2014”, afirmou Moreira.
Segundo o parlamentar, “é urgente e necessário intensificar a apuração e punição de delitos para que o jornalismo não se cale diante dessa barbárie”. Para ele, tais crimes não podem ficar impunes, sendo necessária a adoção de mecanismos para apurar e punir os responsáveis.
O líder agradeceu a todos os profissionais da categoria “que cumprem diariamente o dever ético e social de levar a informação para toda a população brasileira, por meio dos jornais, rádio, televisão e sites”. O parlamentar encerrou sua fala lembrando a importância dos jornalistas na “construção do país mais justo que todos desejamos” e o trabalho de dois jornalistas de Rondônia.
“Nessa homenagem quero lembrar duas figuras do meu estado. O decano dos jornalistas, com mais de 90 anos, ainda firme na sua maquininha de escrever, Euro Tourinho, do jornal Alto Madeira. Está lá, como eu disse, com mais de 90 anos ainda escrevendo. E, pelas mulheres, a jornalista social Marlene Rolim, que também tem história no Estado de Rondônia”, finalizou Moreira.
Assessoria PSD
Foto: Cláudio Araújo
Add Comment