Na noite da última terça-feira (29), o deputado estadual Jesuíno Boabaid (PMN) esteve visitando a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Petrônio Barcelos, localizada na Rua Alexandre Guimarães, Bairro Nova Porto Velho. Na parte da tarde, dezenas de alunos realizaram manifesto pacífico, bloqueando temporariamente a rua em frente à escola, na tentativa de chamar a atenção do poder público.
Foi relatado ao parlamentar que a escola está sofrendo com os inúmeros furtos que vêm ocorrendo cada vez com mais frequência. Mesmo com a instalação de equipamentos de vigilância, os furtos continuam. “Nós colocamos câmeras de segurança e sensores de movimento, mas eles (criminosos) vêm pelo forro, aí o alarme não dispara” relatou Carla, vice-diretora da instituição.
A Escola Petrônio Barcelos possui 12 (doze) salas e atende aproximadamente 800 alunos divididos nos períodos da manhã, tarde e noite, porém, três centrais de ar foram furtadas no mês de junho deste ano e até o momento o Governo do Estado não as repôs. “Além das três centrais furtadas, temos outras duas que foram danificadas e agora estão no conserto. Toda vez que acontece furto aqui, nós registramos ocorrência e encaminhamos para a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), porém, o processo é muito burocrático e demora para que a escola receba uma nova central” desabafou a diretora Edilene.
Antigamente, a escola contava com dois vigilantes, porém, o Governo do Estado não renovou contrato com as empresas terceirizadas e retirou os trabalhadores, vindo a instalar câmeras de segurança. A diretoria da unidade afirmou que, enquanto os vigilantes atuavam no local, não existia furtos, porém, com a saída deles, os crimes iniciaram.
Jesuíno afirmou que irá ajudar a melhorar a segurança na Escola Petrônio Barcelos, vindo a anunciar destinação de emenda parlamentar para a compra dos equipamentos necessários. O parlamentar pediu para que a direção da escola realizasse a cotação com três empresas de segurança para a instalação de sensores nas mais diversas áreas da escola, inclusive dentro das salas de aula. “Com os sensores nas salas de aula, mesmo que os criminosos entrem pelo forro, será disparado o alarme. Entrei em contato com o Secretário da Casa Civil, Emerson Castro, informei a situação e cobrei a entrega de novas centrais de ar o quanto antes, para melhorar o aprendizado dos alunos” concluiu Jesuíno.
Fonte: Assessoria
Add Comment