Após sete anos, Guajará-Mirim volta a receber um grande público e fortalecer a cultura.
A temática deste foi “Resistência Cultural” (Fotos: Alcides Neto
Com o objetivo de incentivar a cultura regional, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) contribuiu com a destinação de emenda parlamentar no valor de R$ 100 mil para a retomada do evento folclórico “Duelo da Fronteira” em Guajará-Mirim. As apresentações das agremiações bois-bumbás Malhadinho e Flor do Campo ocorreram durante o último fim de semana no bumbódromo Márcio Menacho.
De acordo com a parlamentar, o recurso foi muito útil, pois contribuirá para garantir a continuidade das tradições culturais e turísticas da região. “A festa é sempre linda e é um marco que atrai a atenção de todos. Após alguns anos, o Duelo da Fronteira voltou com um tema que deve ser abordado sempre, que é a resistência cultural. Eventos assim promovem o turismo, a renda e reforçam nossa identidade”, disse Ieda Chaves.
No último mês de junho, a presidente da nação Azul e Branca, Camila Miranda, fez um convite especial a Ieda Chaves para ser madrinha do Boi-Bumbá Malhadinho, aceitando com muito carinho. Sendo assim, ela considera que com essa missão é possível contribuir ainda mais à cultura do estado.
O festival
O Festival Folclórico foi fundado em 1995 e atua na preservação das heranças culturais indígenas e caboclas por meio de músicas, danças e lendas. No último mês, o festival foi reconhecido como patrimônio cultural imaterial do estado pela Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) e agora aguarda a sanção do governador.
Add Comment