Teia Digital

Demissões caem em fevereiro no PIM – Por Sílvio Persivo

Claro que eu também, mas, não me deixam. “Gostaria de chegar a um equilíbrio e esquecer algumas coisas” (Mick Jagger).

ESCOLA MURILO BRAGA LANÇA SOS NASCENTES

Sem dúvida uma grande iniciativa a de mobilizar as pessoas para o resgate de nascentes de igarapés em Porto Velho, tomada pela Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (Com Vida) da Escola Estadual Murilo Braga, que projetou para este mês suas primeiras ações. Nasceu o SOS Nascentes Igarapés, projeto que poderá inspirar outras escolas a trabalhos semelhantes. A menos de um quilômetro do centro antigo da capital de Rondônia, o primeiro alvo será o Igarapé Santa Bárbara, que despeja suas águas no rio Madeira, mas, perdeu grande parte da mata ciliar. No bairro com o mesmo nome moram diversas famílias de alunos da escola. “Coincidência ou não, a equipe está totalmente envolvida para obter os melhores resultados”, previu a coordenadora do Com Vida, professora Carmem Sílvia Andrade.

A ideia do SOS Nascentes Igarapés surgiu durante uma roda de conversas do Com Vida a respeito do tema da Conferência: “Cuidando das águas – Cuidando do Brasil”. Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamenta, Marcos Vinícius Castilho e Juliana de Oliveira Manoel sentem-se animados com o desafio: “a participação é boa nos três turnos de aulas”, ele comenta. Juliana detalhou o projeto, explicando seus componentes. Na primeira fase funcionará o Fala comunidade, que debaterá com moradores e demais interessados a situação de nascentes e seus arredores. Como gostariam de vê-las futuramente? – é a questão principal. Na sequência, a Com Vida fará a Expedição Igarapé, distribuindo cartilhas e panfletos e dialogando com a comunidade para definir o resgate. Depois, o Comunidade em ação convidará a comunidade para ser protagonista do mutirão de limpeza e arborização. “De comum acordo com os moradores, escolheremos as mudas de árvores, e ao mesmo tempo um biólogo da Fiocruz-RO irá nos apoiar na análise química das águas do igarapé”, explicou Marcos Vinícius. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) comprometeu-se a ajudar na retirada do lixo no entorno do igarapé.

REVISTA ELETRÔNICA VEREDAS AMAZÔNICAS CONVIDA COMUNIDADE ACADÊMICA

A Revista Eletrônica Veredas Amazônicas (ISSN 2237-4043) e Qualis B4 no sistema de classificação de produções da Coordenação de Aperfeiçoamento

de Pessoal de Nível Superior (CAPES), convida a comunidade acadêmica para submeter à apreciação do seu Conselho Editorial artigos inéditos, entrevistas, notas prévias de pesquisas, pontos de vista, resenhas de livros publicados nos últimos cinco anos e transcrições/resenhas de fontes inéditas comentadas nas áreas da cultura, religiões populares, patrimônio, memória e identidade social, colonização e imigração na Amazônia. A publicação é semestral e vinculada ao Centro de Documentação e Estudos Avançados sobre Memória e Patrimônio de Rondônia (CDEAMPRO) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Seus principais objetivos são divulgar a pesquisa e estimular a publicação e o debate acadêmico acerca da ampla temática referente às questões contextualizadas na Amazônia. A submissão de propostas é em regime de fluxo contínuo e o prazo para envio de trabalhos, com vistas à publicação no próximo número, estará aberto até o dia 10 de maio de 2018. Para maiores informações sobre as normas de submissão, acesse: http://www.periodicos.unir.br/index.php/veredasamazonicas/about Representante do Conselho Editorial / Revista Veredas Amazônicas: Prof. Ms. Luciano Leal da Costa Lima HOME PAGE: http://africanidadesamazonicas.webnode.com Email: [email protected] e [email protected] Telefones: (69) 99283-7000 e 98406-3680.

CONEXÃO MUNDO 2018

A escola Sesi-Senai Lagoa de Porto Velho abriu as inscrições para o Programa Conexão Mundo 2018. Dezenas de alunos se acotovelaram nos corredores da escola para conhecer o programa, que ao final contempla aqueles com melhor desempenho, com intercâmbio de duas semanas aos Estados Unidos, praticando o inglês e conhecendo um pouco da cultura norte americana. O Conexão Mundo, parceria do Departamento Nacional do Sesi/Senai e a ONG US Brazil Connect, é um programa de intercâmbio cultural que visa propiciar aos alunos da Educação Básica articulada com Educação Profissional (Ebep), a oportunidade aprofundar conhecimentos da língua inglesa, vivenciando experiências do dia a dia através do acompanhamento contínuo de coach’s norte americanos. A gerente da escola Sesi-Senai Lagoa, Fabiana Amaral lembra que o conhecimento avançado de uma língua estrangeira como o inglês é valorizado no mundo do trabalho. “Ao participar do Conexão Mundo, os alunos têm a oportunidade de aprimorar ainda mais o conhecimento adquirido do inglês,

de imergirem não somente na cultura norte americana, mas conhecer o mundo do trabalho em um país de indústrias multinacionais”. Criado em 2012 e executado pelo Sesi e Senai em parceria com a ONG US-Brazil Connect dos Estados Unidos da América, Conexão Mundo funciona em quatro momentos distintos: 1) fase de interação online; 2) fase de interação presencial; 3) retorno à fase online e 4) finalmente, após fase de seleção de alguns alunos, viagem de intercâmbio aos Estados Unidos. O Conexão Mundo objetiva aumentar a proficiência no idioma inglês dos estudantes da Educação Básica articulada a Educação Profissional (Ebep) do Sesi-Senai. Cinquenta estudantes beneficiaram-se com aulas de inglês presenciais e a distância durante cinco meses com carga horária de 340 horas. Explica a coordenadora de Educação, Juliane Loubach.

DEMISSÕES CAEM EM FEVEREIRO NO PIM

O primeiro bimestre desse ano do PIM (Polo Industrial de Manaus) teve uma redução de 14% no número de demissões de trabalhadores da indústria frente a 2017. Segundo o Sindmetal-AM (Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas), de janeiro a fevereiro foram 1,7 mil homologações enquanto em igual período do ano anterior, o índice chegou a 2 mil dispensas. As fábricas de eletroeletrônicos continuam sendo as empresas que mais demitem. O mês de janeiro liderou as homologações ao registrar pouco mais de mil demissões contra 740 de fevereiro. O número representa uma queda de 29% no comparativo mensal. Apesar dos indicadores positivos, o presidente do Cieam (Centro da Indústria do Amazonas), Wilson Périco, não se mostra tão otimista, de vez que, nos últimos anos, o setor perdeu cerca de 50 mil empregos e as empresas ainda trabalham com capacidade limite de trabalhadores. Para ele, “O fato de reduzir as demissões não representa uma retomada de crescimento, já que estamos fazendo um comparativo com um ano base ruim”, afirma. Segundo o Sindmetal, no primeiro bimestre houve registro de 1.785 demissões no PIM contra 2.075 desligamentos em igual bimestre de 2017, uma queda de 14%.

BANDA LARGA É OBJETO DE DESEJO DO CONSUMIDOR

A gerente da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD C) 2016 do IBGE, Maria Lucia Vieira, atesta que os jovens estão trocando a tela da TV pela tela do celular. “Eles estão lendo livros e vendo filmes nas telas dos celulares e nos tablets”, observa. A preferência pelo celular acontece em função da mobilidade. “O cidadão quer se comunicar.

O celular está na palma da mão.”Com relação ao avanço da inclusão digital, a pesquisadora do IBGE afirma que, de acordo com a PNAD TIC 2016, que integra a PNAD C, a era do acesso discado está encerrada e hoje a banda larga fixa é o objeto de desejo do consumidor.

AUTOR: SÍLVIO PERSIVO –  COLUNISTA TEIA DIGITAL

PROFESSOR E ECONOMISTA

Comentar

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – COPINHA FEMININA 2024 – Corinthians x Cruzeiro

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

RONDÔNIA

AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

RELIGIÃO

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese
Powered by TranslatePress