Teia Digital

Déficit de saneamento de Rondônia é o maior do país – Por Sílvio Persivo

Mas, tem muitos que conseguem enganar até a si mesmos. “Nenhum mentiroso tem uma memória suficientemente boa para ser um mentiroso de êxito” (Abraham Lincoln).

ERNESTO MELO É RECONHECIDO COMO MESTRE DA CULTURA POPULAR

O Ministério da Cultura divulgou o resultado da 6ª edição do Prêmio Culturas Populares, que é a maior premiação da cultura popular brasileira, um reconhecimento da importância das tradições culturais e daqueles que as mantêm vivas e potentes em todas as regiões do Brasil. O sambista e compositor Ernesto Melo foi premiado como Mestre da Cultura Popular. Ernesto Melo participou da 6ª edição do Prêmio Culturas Populares com o “Projeto Cultural Ernesto Melo, o Poeta da Cidade”, que foi elaborado pelo técnico Judilson Dias, no segmento Samba. A premiação é um reconhecimento do trabalho de Ernesto Melo em prol do resgate e preservação de cultura popular portovelhense. A seleção dos premiados foi conduzida por uma comissão composta por 30 membros: 15 servidores públicos e 15 membros da sociedade civil. Os critérios de seleção incluíram o grau de intercâmbio de saberes e fazeres da cultura popular que tenham proporcionado aprendizado entre diferentes gerações, a relevância e a contribuição sociocultural das práticas nas comunidades em que são desenvolvidas, a capacidade de perpetuação e preservação dessas atividades tradicionais, gerando emprego e renda, entre outros.

ENERGISA ASSUME O CONTROLE DA ELETROBRAS RONDÔNIA

O Grupo Energisa assumiu na terça-feira (30/10) o controle da Eletrobras Distribuição Rondônia (antiga CERON – Centrais Elétricas de Rondônia), adquirida no leilão realizado pelo BNDES, em agosto deste ano. Com a aquisição da concessionária, a Energisa, que já atendia a 6,7 milhões de clientes no Brasil, passou a atender mais 633 mil clientes, em Rondônia. O diretor-presidente da empresa, André Theobald, explicou que as prioridades serão a retomada da sustentabilidade da concessão, a melhoria da qualidade dos serviços, o atendimento às regiões ainda não atendidas, a redução do furto de energia e a modicidade tarifária.

DÉFICIT DE SANEAMENTO DE RONDÔNIA É O MAIOR DO PAÍS

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou que Rondônia possui só 4,1% do esgoto coletado, sendo que apenas 69% deste é tratado. Este índice coloca Rondônia como o estado com menor cobertura de redes de esgoto no país. O patamar é 12 vezes inferior à média nacional de atendimento por saneamento básico, que chega a pouco mais de 50%. Os dados apontam ainda que 30 dos 52 municípios de Rondônia registraram, em 2017, doenças relacionadas à falta de saneamento básico, o que equivale a 57% das cidades. Entre as doenças com maior incidência estão a dengue, diarreia, verminose, zika e chikungunya. Os números apontam também que só 16 cidades rondonienses têm política de saneamento.

PLANO DE OBRAS DE VERÃO DE MANAUS

Neste ano, em que Manaus completou 349 anos, a gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto realizou um plano de serviços de recuperação da malha viária da capital. Ao todo, dos mais de 100 quilômetros de recapeamento previstos, a Secretaria Municipal de Infraestrutura já executou mais de 45 quilômetros e, em quatro meses de trabalho, o Plano Obras de Verão da Prefeitura de Manaus já alcançou mais de 6 mil ruas em toda a cidade. Os grandes corredores viários, como a Carvalho Leal, Itacolomy, Passarinho, Camapuã, entres outras, também receberam reforço na iluminação a LED, limpeza e paisagismo. Além disto, equipes de homens e máquinas estão entrando nos bairros com ações de tapa-buracos, terraplanagem, drenagem profunda e superficial. Para o prefeito Arthur Neto “Fizemos o dever de casa para sozinhos, sem ajuda de ninguém, levar melhorias para todas as zonas da capital” e completou “É um desafio diário para que consigamos fechar este ano com, pelo menos, 10 mil ruas contempladas“.

COMEÇA NESTE PRÓXIMO SÁBADO O HORÁRIO DE VERÃO

A partir da meia-noite de sábado para domingo, os brasileiros de 10 estados e do Distrito Federal devem ajustar os relógios o início do horário de verão. O horário adiantado em uma hora ficará em vigor até a meia noite do dia 15 de fevereiro de 2019. Os estados afetados são: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo e o Distrito Federal. O Ministério de Minas e Energia explicou que as regiões Norte e Nordeste não adotam o horário de verão, porque a hora adiantada é mais eficaz nas regiões mais distantes da Linha do Equador, onde há uma diferença mais significativa na luminosidade do dia entre o verão e o inverno. O ministério explica que no 

período também há aumento da temperatura e consequente aumento do uso de aparelhos de ar-condicionado, o que neutraliza o impacto no sistema elétrico.

MERCADO PREVÊ RETOMADA GRADUAL DO MERCADO DE OBRAS DE INFRAESTRUTURA

A indústria espera se beneficiar de uma retomada de grandes obras a partir de 2019. Empresas e entidades acreditam que a troca de governo deve impulsionar investimentos em infraestrutura, uma área considerada como o principal gargalo do país. “Dados do próprio Ministério do Planejamento mostram que há mais de duas mil obras paralisadas no país. Entendemos que a prioridade do governo deve ser a retomada da economia e a construção civil é uma cadeia que gera empregos rapidamente”, avalia Rodrigo Navarro, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat). O dirigente ressalta que embora a perspectiva seja positiva, não significa que o impacto será imediato. “Temos um otimismo consciente de que se concluam essas obras. Esse cenário não vai trazer uma explosão de consumo instantânea, mas tende a ser melhor que 2018.” Segundo os indicadores da Abramat, a previsão do setor é de 1,5% de crescimento em 2018, o primeiro resultado positivo após três anos. “A indústria de materiais de construção tem três grandes destinatários: o varejo, que tem puxado o desempenho atual, a construção civil e as grandes obras de infraestrutura. Em 2019, certamente esses outros dois segmentos estarão mais fortes”, esclarece.

AUTOR: SÍLVIO PERSIVO –  COLUNISTA TEIA DIGITAL

PROFESSOR, JORNALISTA E ECONOMISTA

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com