A Defesa Civil Municipal, por meio de seus servidores e de seu Coordenador, Coronel José Pimentel, foi homenageada com a entrega de uma Moção de Aplauso na Câmara de Vereadores da Capital, na tarde desta terça-feira (11).
Os trabalhos da Defesa voltados a enchente do rio Madeira foram intensificados a partir de dezembro do ano passado, quando a coordenadoria iniciou uma série de ações preventivas com o objetivo de evitar vítimas. Além do efetivo do setor, diversos parceiros, como Bombeiros Militares e voluntários estiveram envolvidos em uma força tarefa. Contente com os resultados positivos, o Coronel José Pimentel, comemorou a homenagem prestada pelo legislativo municipal. “Eu acho a homenagem justa, foi a soma do trabalho preventivo que deu todo esse suporte para que não tivéssemos vítimas durante a fase de resposta do socorro e assistência. A Defesa Civil do município abraçou realmente essa causa. Fica o nosso parabéns também ao estado que também colocou sua Defesa Civil em evidência”, comentou o coordenador, que acredita que até então, a população não tinha conhecimento da missão destes dois órgãos.
Ao fazer o seu agradecimento, Pimentel lembrou a dedicação e participação daqueles que somaram e se dedicaram a salvar vidas. “Teve momentos que tínhamos em torno de 175 pessoas trabalhando na remoção de até 300 famílias por dia, pois em alguns casos não tinha como aguardarmos o dia seguinte, independente do horário estávamos lá, contrariando até normas da Secretaria Nacional de Proteção da Defesa Civil, de segunda a segunda”, explicou José.
Ainda segundo o Coronel, as atividades relacionadas a cheia ainda não encerraram. O foco agora é na reconstrução, já que com a prorrogação do decreto de calamidade pública, são mais 90 dias para dar uma resposta. “Acreditamos que daremos início ainda este ano, mas que teremos que ultrapassar o ano de 2014, para no ano que vem fecharmos todas essas demandas relacionadas aos prejuízos causados pela cheia”, completou.
Ao todo 10 pessoas foram homenageadas durante a sessão solene. A moção foi proposta pelo Vereador Jair Montes, que justificou que mesmo com a estrutura pequena, a Defesa Civil conseguiu oferecer o auxílio eficiente aos atingidos, evitando principalmente prejuízos a vida daqueles que tiveram suas casas invadidas pela água.
Por Renata Beccária | Fotos: Frank Néry
Add Comment