Presidente dos EUA afirma que só retomará conversa com Moscou se houver avanço concreto para encerrar a guerra na Ucrânia
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado (25) que só considerará marcar uma nova reunião com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, caso tenha garantias de que há possibilidade real de avanço para um acordo que encerre a guerra na Ucrânia. “Eu preciso saber que vamos chegar a um acordo. Não vou perder meu tempo”, disse Trump a jornalistas a bordo do Air Force One, durante viagem para compromissos na Ásia. “Sempre tive uma ótima relação com Vladimir Putin, mas isso tem sido muito decepcionante”, afirmou.
A reunião anterior entre os dois líderes havia sido cancelada. Segundo Trump, a continuidade do conflito e a falta de sinais de disposição para negociar por parte de Moscou impedem, por ora, qualquer retomada do diálogo. O presidente americano também afirmou que a rivalidade entre o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e Putin tornou a situação ainda mais difícil. “Há um ódio tremendo entre os dois”, disse.
Durante o mesmo trajeto, Trump declarou acreditar ser possível fechar um “acordo abrangente” com a China para encerrar a guerra comercial entre os dois países. Ele se disse otimista em relação às negociações com o presidente chinês, Xi Jinping. Trump segue viagem para Kuala Lumpur, na Malásia, onde participará da cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean) neste domingo (26).
FONTE: JOVEM PAN NEWS

























Add Comment