Cultura

Festival Digital Palco Giratório 2021 começa hoje no Sesc Digital

Apresentações serão exibidas ao vivo pelo canal do Youtube Sesc Brasil de 30 de setembro a 16 de outubro

Com foco na valorização da cultura e dos grupos de artes cênicas do país, o Sesc retorna este ano com o projeto Palco Giratório, mas agora com novo modelo: o Festival Digital Palco Giratório. A 23ª edição tem início no dia 30 de setembro e segue até o dia 16 de outubro realizando 17 transmissões ao vivo dos espetáculos, pelo canal do Youtube Sesc Brasil.

Os espetáculos serão realizados presencialmente nos teatros do Sesc nos Estados (sem público) e transmitidos para todo o Brasil.  Se por um lado o artista não terá contato físico com a plateia, em função da necessidade de isolamento social, por outro, as transmissões vão dar a oportunidade dos grupos ampliarem sua visibilidade e serem vistos por um público muito maior, pois a plateia poderá estar em todos os lugares ou regiões do país.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE 30/09 a 03/10

 

30/09

Nome: Vaga Carne (MG)
Grupo: Grace Passô
Hora: 20h

Sinopse: VAGA CARNE é um solo de Grace Passô, que também assina o texto do trabalho. A peça é um campo de jogo entre palavra e movimento, onde um corpo de mulher vive a urgência de discurso, à procura de suas identidades e de pertencimento. Em sua narrativa, uma voz errante, capaz de invadir qualquer matéria sólida, líquida ou gasosa, resolve, pela primeira vez, invadir um corpo de mulher e, a partir dessa experiência, narra o que sente enquanto sujeito, o que finge sentir, o que é insondável em si, o que sua imagem é para o outro, sonda o que significa um corpo enquanto construção social.

01/10


Nome:   Ikuãni   (AC)
Grupo: Cia. de Teatro Garatuja
Hora: 20h

Sinopse: Ikuâni, mulher amazônida do século XVI, detentora de uma ancestralidade feminina do tempo antes do tempo, quando mundo era livre dos homens maus os Nawa . O trabalho cênico “Ikuãni” trata da decodificação da movimentação cotidiana da mulher Huni kuin. A linguagem do corpo em movimento durante seus afazeres e sua organização estética, coreográfica, ritualística e espiritual onde a música ocupa um lugar fundamental no desempenho do ritual das tradições indígenas, são objeto de pesquisa profunda neste trabalho. Toda movimentação cênica e narrativa corporal é baseada na vivência com essa ancestralidade da mulher indígena.

02/10

Nome:  Roda (PE)
Grupo: Rapha Santacruz Produções
Hora: 16h

Sinopse: Circulando ele vem, trazendo pra roda os domínios fantásticos e misteriosos do reino da imaginação. Na bagagem, a alegria genuína de um brincante popular. E vai “arrodeando” e fazendo surgir uma surpresa a cada volta, e a roda vira circo, e do encontro brota magia. Arrodeia: ele chama pra cena. E lá vem os sons, os meninos, o povo… O brincante é de inspiração nordestina mas tem linguagem universal. A Roda vai gerando energia, é moinho de risada, de festa multiplicada, ciranda de gente vestida de infância. Roda é ciclo de alegria, virando noite e dia nos arrodeios dos sonhos e destinos desejados. Sem começo, sem fim, a Roda é o meio de tudo que de tudo um pouco tem.

A programação completa dos espetáculos pode ser conferida no site www.sescro.com.br ou nas redes sociais do Sesc Rondônia.

03/10

 

Nome: 2 Mundos (DF)
Grupo: Cia Lumiato
Hora: 16h

Sinopse: Inspirado na colonização da América e dos territórios do mundo todo, o espetáculo conduz o espectador a viajar por um tempo passado que encontra analogias continuas com o presente. 2 MUNDOS conta a historia do encontro de duas culturas opostas, onde se revelam os sentimentos e motivações mais profundas da humanidade. Quando no embate das diferenças explode a luta pela vida, a morte de um jovem acontece trazendo uma nova esperança.

SOBRE O PALCO GIRATÓRIO

Reconhecido no cenário cultural brasileiro como um importante projeto de difusão e intercâmbio das artes cênicas desde 1998, o Palco Giratório intensifica a formação de plateias a partir da circulação de espetáculos dos mais variados gêneros e promove a troca de experiências por meio de uma vasta programação.  Este ano, artistas e públicos de diferentes regiões do País estarão conectados em salas virtuais para dialogar sobre essa história. A realização do Palco Giratório neste formato digital demonstra a força do projeto como uma política inovadora e pluralista de incentivo às artes cênicas, profundamente impactadas pela pandemia no Brasil. Neste ano, mesmo reconhecendo a perda do valor presencial das ações, a expectativa é conquistar um número maior de espectadores a partir da ampliação de acesso gerada pela transmissão via internet.

Serviço: Sesc anuncia programação para o Festival Palco Giratório 2021

Data: 30 de setembro a 16 de outubro

Programação: https://sescro.com.br/sesc-anuncia-programacao-para-o-festival-palco-giratorio-2021/

Exibição – YouTube do Sesc Brasil –  https://www.youtube.com/user/SescBrasil

 

****

Acompanhe as ações do Sesc Rondônia nas redes

Na Web: https://sescro.com.br/

No Instagram: @sesc_ro

No Facebook: @sescrondonia

FONTE: ASSESSORIA SESC

Comentar

Print Friendly, PDF & Email
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com