Seja forte, menina, acostume-se com o diferente. “Criatividade sempre significa fazer o não-familiar” (Eleanor Roosevelt).
IV FESTIVAL UNIR DE ARTE E CULTURA
A Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), por meio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (Procea), divulgando o IV Festival UNIR Arte e Cultura, que será realizado em todos os seus campi, durante o mês de novembro. A abertura oficial do festival está programada para o dia 5 de novembro, a partir das 19h, no Teatro Guaporé, em Porto Velho, quando se apresentarão o violonista Humberto Amorim e a cantora Fabiana Cozza, acompanhada pelo pianista Pepe Cisneros e também será exibido o filme Balanceia, com Jurací Júnior e Thiago Oliveira.
PARTE DA AVENIDA ROGÉRIO WEBER ESTÁ INTERDITADA
A Prefeitura de Porto Velho anunciando que a Avenida Rogério Weber, entre as ruas Jaci Paraná e Raimundo Cantuária, na região central da cidade, será fechada a partir desta terça-feira,30, para a execução de uma obra para conter o desbarrancamento de parte da via. A via ficará interditada pelo período de 30 dias. O tráfego nessa área será interditado também para o Transporte Coletivo. Agentes de trânsito estarão orientando os condutores no local. Quem precisar transitar pelo local no sentido zona Sul, precisará desviar pela rua Jaci Paraná, avenida Presidente Dutra e rua Raimundo Cantuária, chegando novamente a Rogério Weber. Para quem estiver trafegando sentido região Norte é só fazer o caminho inverso.
MELHOR, MAS, AQUÉM DO DESEJADO
Em Rondônia serão criados 1.114 empregos temporários neste fim de ano, o que é 9% a mais do que os 1.018 empregos temporários gerados no ano passado. Neste ano, a pesquisa da Fecomércio-RO, que não inclui dados do Porto Velho Shopping, mostra que 14,9% dos contratados temporários têm chance de efetivação. Em Rondônia também, segundo uma sondagem realizada pelo Departamento Econômico da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio/RO), com base em entrevistas com empresários do setor comercial, as vendas deste Natal devem ser um pouco melhores que as do ano passado com um crescimento de 4,3%, o que representa um valor de vendas de R$ 223,6 milhões. Ainda assim o entusiasmo dos empresários do comércio não
demonstram grande entusiasmo, esperando que as vendas sejam “mornas”, pois, consideram que a recuperação da atividade econômica tem sido tímida e deve continuar assim até o fim do ano. Afirmam que até que o Dia das Crianças foi bom, todavia, só esperam reaquecimento mesmo no ano que vem. Apesar disto, alguns apostam que a realização do Black Friday pode dar uma melhorada no mercado.
A RENOVAÇÃO PARCIAL DA AMAZÔNIA
Enquanto, no Amazonas, o candidato do PSC, Wilson Lima, foi eleito governador do estado com quase 60% dos votos válidos contra pouco mais de 40% de Amazonino Mendes (PDT), em Rondônia, amparado pelo fenômeno Bolsonaro, o candidato do PSL, Coronel Marcos Rocha, se elegeu governador de Rondônia com 66,14%, neste segundo turno, contra Expedito Júnior (PSDB) que teve 33,86%. Em ambos os casos os eleitos representam a renovação, uma grande mudança no panorama político dos dois estados, o que, por exemplo, não ocorreu no Pará onde Helder Barbalho (MDB) foi eleito governador do Pará, com 55,43% dos votos válidos. Seu adversário, Marcio Miranda (DEM), ficou com 44,57%. Também no Acre, Gledson Cameli, eleito governador, apesar de ser uma novidade, não deixa de ser de uma família tradicional de políticos. No Amapá se reelegeu o governador Waldez e, em Roraíma, Antonio Denarium, também se inscreve entre os beneficiados com a onda Bolsonaro. No Mato Grosso, Reinaldo Azambuja foi reeleito governador.
A PRAGA DANOSA DOS FAKE NEWS É CRIME
Sem dúvida o que mais se viu nesta eleição foram “fakes news“. Existiram, aliás, de todos os tipos. Dos sofisticados aos grosseiros, mas, o que me espanta é que, muitas pessoas, mesmo sabendo se tratar de inverdades, não tiveram a menor vergonha de exibir ou enviar para a frente. É verdade que boatos e difamações sempre existiram em outras campanhas eleitorais, porém, nunca como agora se usou tanto as mídias digitais para isto. Não fiz, não faço e posso até mandar alguma coisa sem checar, se considerar sem importância, mas, considero que a prática de compartilhar mentiras ou distorções da verdade seja pela internet, por meios de comunicação ou mesmo em conversas deve ser evitada e combatida. É preciso que as pessoas repensem seu comportamento e percebam que podem ser responsabilizados por compartilhar informações falsas que podem denegrir ou prejudicar a vida de outra pessoa. No jornalismo, pelo menos até quando
estive em redações, se costumava sempre checar a veracidade dos fatos e havia até uma expressão que simbolizava isto que é a de que “Não se deve escrever como jornalista o que não se pode sustentar como um cavalheiro”.
CRESCEM AS VENDAS NOS SUPERMERCADOS
As vendas nos supermercados de todo o país aumentaram 1,92% de janeiro a setembro na comparação com o mesmo período de 2017, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), mas, os empresários esperam expansão de 2,53% para este ano, porém, o presidente da entidade, João Sanzovo Neto, disse que o movimento está abaixo do esperado para atingir esta estimativa.
DESEMPREGO EM QUEDA
O desemprego no país caiu para 11,9%, em média, no trimestre encerrado em setembro, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O índice caiu em relação ao trimestre anterior (12,4%) e também na comparação com o mesmo período de 2017. Segundo o IBGE, o número de desempregados no Brasil foi de 12,5 milhões de pessoas. Isto representa queda de 3,7% em relação ao trimestre anterior. Na comparação com o mesmo período de 2017, houve uma queda de 3,6%.
AUTOR: SÍLVIO PERSIVO – COLUNISTA TEIA DIGITAL
PROFESSOR, JORNALISTA E ECONOMISTA
Add Comment