Marcelo Casimiro é ouvido pela CPI dos Atos Antidemocráticos do DF. Ele era comandante do 1°CPR da PMDF em 8 de janeiro e foi exonerado do cargo pelo interventor Ricardo Cappelli, no dia 11 daquele mês
O coronel Marcelo Casimiro Vasconcelos Rodrigues, ex-comandante do 1º Comando de Policiamento Regional (1º CPR) da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), será ouvido nesta segunda-feira (5/6), por volta das 14h, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Atos Antidemocráticos, da Câmara Legislativa do DF (CLDF).
Casimiro é investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no inquérito que apura uma possível omissão de autoridades durante os atos de 8 de janeiro, que resultaram na invasão e depredação dos prédios públicos dos três Poderes. O comando gerido pelo ex-comandante possui seis unidades militares, entre elas o 6° Batalhão de Polícia Militar, responsável pela área da Esplanada dos Ministérios.
O coronel deixou o cargo após a segurança pública do DF entrar em estado de intervenção federal. Ele foi exonerado do comando ao lado de outros policiais e integrantes da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), em 11 de janeiro.
Calendário
Além de Casimiro, a CPI pretendia ouvir o ex-subchefe do Departamento de Operações (DOP), coronel Paulo José, nesta segunda. No entanto, Paulo José, que é apontado pela Polícia Federal por omissão nos atos de 8 de janeiro, apresentou atestado e faltará à oitiva.
O general G.Dias, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), será ouvido em 15 de junho, na condição de testemunha. O terrorista condenado por tentar explodir o Aeroporto de Brasília, deve ser ouvido em 22 de junho. Antes do recesso parlamentar, o comandante-geral da PM, coronel Klepter Rosa, irá prestar depoimento, em 29 de junho.
FONTE: CORREIO BRAZILIENSE
Add Comment