Focada na análise de documentos durante o recesso do Congresso, a cúpula da CPI da Covid dividiu os senadores em sete grupos para acelerar a investigação nas próximas duas semanas. A distribuição dos trabalhos inclui até a participação de não membros da comissão como a senadora Simone Tebet (MDB-MS), encarregada de se debruçar sobre o processo de compra da vacina indiana Covaxin junto ao senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). Integrante do colegiado, o senador Humberto Costa (PT-PE) vai comandar o núcleo que apura supostas irregularidades em hospitais federais e Organizações Sociais (OSs) do Rio de Janeiro. Ele também participa do grupo que verifica a comercialização de medicamentos ineficazes como a cloroquina para tratamento da Covid-19 e de outra frente de apuração envolvendo a propagação de fake news durante a pandemia.
Caberá ao vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), verificar as negociações que envolveram empresas intermediárias para a aquisição de vacinas, como a Davati Medical Supply, que tentou vender AstraZeneca ao Ministério da Saúde sem autorização da farmacêutica, e a World Brands, cujo representante se reuniu com o então ministro Eduardo Pazuello para oferecer Coronavac.
Já o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), em conjunto com a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), vai analisar contratos da empresa de logística VTCLog com o governo federal. Também haverá um grupo destinado a reunir falas e posturas do presidente Jair Bolsonaro e integrantes do governo que contrariavam orientações científicas.
Apesar de as atividades estarem suspensas no Senado até o início de agosto, as equipes dos integrantes da CPI seguirão trabalhando. No gabinete do relator da CPI da Covid, o senador Renan Calheiros (MDB-AL), há 20 pessoas envolvidas na análise do material reunido pela comissão. Além de consultores legislativos, o parlamentar conta com a ajuda de integrantes da Polícia Federal e do Tribunal de Contas da União. É o gabinete de Renan que coordenará a investigação para consolidar o relatório.
FONTE: EXTRA
Add Comment