Interessante

CPI da Covid monta sete núcleos de investigação durante o recesso

Focada na análise de documentos durante o recesso do Congresso, a cúpula da CPI da Covid dividiu os senadores em sete grupos para acelerar a investigação nas próximas duas semanas. A distribuição dos trabalhos inclui até a participação de não membros da comissão como a senadora Simone Tebet (MDB-MS), encarregada de se debruçar sobre o processo de compra da vacina indiana Covaxin junto ao senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). Integrante do colegiado, o senador Humberto Costa (PT-PE) vai comandar o núcleo que apura supostas irregularidades em hospitais federais e Organizações Sociais (OSs) do Rio de Janeiro. Ele também participa do grupo que verifica a comercialização de medicamentos ineficazes como a cloroquina para tratamento da Covid-19 e de outra frente de apuração envolvendo a propagação de fake news durante a pandemia.

Caberá ao vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), verificar as negociações que envolveram empresas intermediárias para a aquisição de vacinas, como a Davati Medical Supply, que tentou vender AstraZeneca ao Ministério da Saúde sem autorização da farmacêutica, e a World Brands, cujo representante se reuniu com o então ministro Eduardo Pazuello para oferecer Coronavac.

Já o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), em conjunto com a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), vai analisar contratos da empresa de logística VTCLog com o governo federal. Também haverá um grupo destinado a reunir falas e posturas do presidente Jair Bolsonaro e integrantes do governo que contrariavam orientações científicas.

Apesar de as atividades estarem suspensas no Senado até o início de agosto, as equipes dos integrantes da CPI seguirão trabalhando. No gabinete do relator da CPI da Covid, o senador Renan Calheiros (MDB-AL), há 20 pessoas envolvidas na análise do material reunido pela comissão. Além de consultores legislativos, o parlamentar conta com a ajuda de integrantes da Polícia Federal e do Tribunal de Contas da União. É o gabinete de Renan que coordenará a investigação para consolidar o relatório.

FONTE: EXTRA

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Marcio Martins martins

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com