Protagonistas do futebol brasileiro nos últimos três anos, rivais farão a sexta final estadual da história do dérbi; Palmeiras tem vantagem nos confrontos
Corinthians e Palmeiras iniciam, neste sábado (31), às 16h30, no Itaquerão, a decisão do Campeonato Paulista de 2018.
O confronto reunirá as duas equipes protagonistas do futebol brasileiro nos últimos três anos. O time alvinegro venceu o Brasileirão nos anos de 2015 e 2017, enquanto os palmeirenses conquistaram a Copa do Brasil de 2015 e o Nacional de 2016.
No Estadual, o Corinthians (atual campeão), busca o 29º título de sua história para aumentar a distância como maior vencedor do torneio. Já o Palmeiras luta pelo 23º triunfo, que o isolaria na segunda posição do ranking paulista, à frente de Santos (22) e São Paulo (21).
Apesar de ter um aporte financeiro bem mais substancial dos patrocinadores – especialmente do grupo Crefisa – que o rival, o Palmeiras não tem sido feliz nos dérbis – perdeu os quatro últimos clássicos para o Corinthians, sendo três na temporada passada.
Novamente badalado na temporada pela qualidade técnica e opções do elenco, o time alviverde fez a melhor campanha da competição, mas perdeu para o Corinthians na primeira fase e teve dificuldades para superar o Santos na semifinal – garantiu a vaga à final nas cobranças de pênaltis.
O Corinthians começou 2018 praticamente da mesma forma que entrou no ano anterior: poucos recursos e muita desconfiança, apesar de ter ganho o Paulistão e o Campeonato Brasileiro de 2017.
O técnico Fábio Carille teve algumas perdas importantes no elenco – casos do atacante Jô, do zagueiro Pablo e do lateral-esquerdo Guilherme Arana –, mas parece ter conseguido encontrar uma nova formação e levou o time à mais uma final.
Para o confronto deste sábado, Carille ainda não confirmou a equipe titular que entrará em campo. O desgaste provocado pela dura semifinal contra o São Paulo fez o treinador poupar alguns titulares do treino desta sexta-feira, no CT Joaquim Grava.
No entanto, é provável que o técnico tenha à disposição que tem de melhor no elenco para iniciar a luta pelo título paulista. O zagueiro Balbuena e o atacante Romero, que estavam com a seleção paraguaia, devem retornar à equipe, assim como o meia Jádson (contundido).
Desta forma, o Corinthians teria a seguinte formação: Cássio, Fagner, Balbuena, Henrique e Sidcley; Gabriel e Maycon; Romero (Emerson Sheik), Mateus Vital, Rodriguinho e Clayson.
No Palmeiras, o técnico Roger Machado prefere manter mistério sobre a escalação no primeiro duelo pelo título paulista.
O treinador fechou o treino desta sexta, na Academia de Futebol e deixou dúvidas sobre os retornos do lateral-direito Marcos Rocha (com desgaste muscular) e do atacante Miguel Borja (de volta da seleção colombiana).
Provavelmente, Roger Machado colocará em campo: Jailson, Marcos Rocha, Antônio Carlos, Thiago Martins e Victor Luis; Felipe Melo, Bruno Henrique e Lucas Lima; Dudu, Willian e Borja (Keno).
Apoio palmeirense
A sessão de treinamento do time alviverde foi marcada por uma manifestação de apoio de aproximadamente 500 torcedores que foram até a entrada do CT para prestigiar a equipe palmeirense.
História
A última final entre os tradicionais rivais aconteceu há 19 anos e o time alvinegro foi o campeão. Mas os palmeirenses levam vantagem nos confrontos por títulos estaduais entre os dois clubes.
O Palmeiras superou o Corinthians nas finais de 1936, 1974 e 1993. Já o rival alvinegro foi vitorioso em 1995 e 1999.
FONTE: R7.COM
Add Comment