Efeitos sísmicos do teste teriam sido sentidos em regiões vizinhas
Em transmissão especial, a TV estatal norte-coreana KCTV confirmou que o país teve sucesso no quinto teste nuclear de sua história, realizado no início desta sexta-feira (9). O teste coincidiu com as celebrações do 68º aniversário do regime comunista no país e já é considerado o maior da história da Coreia do Norte.
O teste teria sido realizado na base de Punggye-ri, no nordeste do país, e amplia os medos dos países vizinhos de que a Coreia do Norte seja capaz de realizar um ataque nuclear.
De acordo com a reportagem da BBC, a presidente sul-coreana Park Geun-hye chamou o teste de “um ato de autodestruição”. A estadista cortou os planos de sua viagem internacional após a notícia e afirmou que o teste é um grave desafio à comunidade internacional que “renderá apenas mais sanções e isolamento” para o país.
Coreia do Norte ameaça atacar base norte-americana com armas nucleares
— Uma provocação como essa só acelera o caminho da Coreia do Norte rumo a autodestruição.
Shinzo Abe, primeiro-ministro do Japão, também mostrou sua preocupação sobre o teste. Segundo ele, o Japão não pode aceitar um teste como esse tão próximo de suas fronteiras.
— O desenvolvimento nuclear da Coreia do Norte está se tornando uma ameaça cada vez maior à segurança do Japão e mina severamente a paz e segurança, não só da região, mas também da comunidade internacional.
Em congresso histórico, ditador da Coreia do Norte exalta bomba nuclear
Ainda segundo a BBC, os efeitos do teste causaram um evento sísmico que pode ser sentido no sul e a partir do qual o país estima uma explosão de 10 quilotons, a maior da história do governo comunista na região.
No comunicado da KCTV, a rede de televisão afirma que o país agora é capaz de montar dispositivos nucleares em mísseis balísticos, o que torna o programa nuclear norte-coreano uma verdadeira ameaça aos inimigos do regime.
Fonte: R7
Add Comment