Segundo documento confidencial, divulgado pela CNN, o país continua desenvolvendo armas nucleares. Medida desrespeita sanções internacionais
Segundo a CNN, um relatório confidencial da ONU acusou a Coréia do Norte de continuar a desenvolver programas nucleares e de mísseis, o que viola as sanções internacionais.
O relatório foi preparado por especialistas independentes que reportam as descobertas a cada seis meses ao Comitê de Sanções da ONU para a Coréia do Norte do Conselho de Segurança.
O documento confirma uma reportagem do Washington Post, que mostra imagens de satélite do país construindo novos mísseis.
O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, afirmou durante a visita em Cingapura que ele é um defensor da pressão sobre Pyongyang, já que o país ainda não tomou medidas concretas.
— Também enfatizei a importância de manter a pressão diplomática e econômica sobre a Coréia do Norte para alcançar a desnuclearização definitiva, conforme acordado pelo presidente Kim.
O relatório da ONU diz que Pyongyang “desrespeitou” os limites de importação de petróleo, bem como a proibição de carvão imposta no ano passado por transferências “ilícitas” de navios para navios de mais de 500.000 barris de produtos petrolíferos refinados.
Se for preciso, a Coréia do Norte está violando uma resolução do Conselho de Segurança, o que significa que todos os países-membros da ONU teriam de “suspender imediatamente” todas as transferências para a Coréia do Norte.
FONTE: R7.COM
Add Comment