Teia Digital

CONSTRUÇÃO CIVIL MOSTRA SINAIS POSITIVOS – por Silvio Persivo

Hábito de esquerda. “Cuidado para não chamar de inteligentes apenas aqueles que pensam como você” (Ugo Ojetti).

ZONA FRANCA VERDE É TEMA

Na próxima segunda-feira (08), no auditório do Rondon Palace Hotel, acontece a audiência pública que vai discutir e apresentar o Marco Legal da Zona Franca Verde, na Área de Livre Comércio de Guajará-Mirim. A Zona Franca Verde em Guajará foi criada no final do ano passado, através de regulamentação da Presidência da República, para conceder benefícios fiscais a indústrias, como a isenção do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI), para produtos em cuja composição haja preponderância de matérias primas regionais. A lista inclui frutos, sementes, animais, madeiras, entre outros. A promoção é do Governo do Estado e da Suframa que fará um treinamento para mostrar que a implantação da Zona Franca Verde em Guajará-Mirim trará benefícios econômicos significativos para o Estado.

 

SINCRONIZAÇÃO DE UNIDADES GERADORAS MOSTRA AVANÇO DO CRONOGRAMA DE JIRAU

A Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau acelerou seu cronograma para concluir o comissionamento de todas as suas 50 Unidades Geradores (UGs) até o fim deste ano. Esta meta contou esta semana com mais dois marcos – o sincronismo das UGs 44 e 45 ao Sistema Interligado Nacional. Trata-se de uma antecipação acima de dois meses em relação ao contrato de concessão do empreendimento, que determina a data de 31/10/2016 para esta ação. Com esta evolução, a UHE Jirau conta agora com 45 turbinas operando 3.375 MW. Ao ser concluída, serão 50 turbinas instaladas e 3.750 MW, potencial energético que representa 3,7% de toda a energia hidrelétrica do Brasil, suficiente para abastecer mais de dez milhões de residências. Segundo o Diretor-Presidente da Energia Sustentável do Brasil (ESBR – concessionária da UHE Jirau), Victor Paranhos, a empresa está mantendo o seu cronograma para as cinco UGs restantes. “O esforço está sendo feito para garantir a manutenção desse cronograma de antecipação estabelecido pela própria ESBR e seus acionistas. Daqui em diante devemos sincronizar pelo menos uma máquina por mês até dezembro”. O investimento total em 2016 na construção da Usina é de R$ 600 milhões.

MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL E MEIO AMBIENTE DA UNIR OFERECE 24 VAGAS

A Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), por intermédio do Núcleo de Ciências Exatas da Terra (NCET), está divulgando o edital de abertura do processo seletivo do Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA) 2016-02. São disponibilizadas 24 vagas para ingresso no 2º semestre de 2016 e qualquer pessoa com diploma de curso superior, reconhecido pelo MEC ou revalidado no Brasil, pode participar da seleção. As inscrições para o processo seletivo devem ser feitas exclusivamente por meio eletrônico na página do PGDRA (www.pgdra.unir.br) no período de 22 de agosto a 2 de setembro de 2015. Para efetivar a inscrição, o candidato deverá anexar a documentação (em formato PDF) exigida no edital no sistema disponível em www.pgdra.unir.br. A avaliação será composta por cinco fases: avaliação do projeto de pesquisa, análise de currículo, prova de conteúdo, prova de língua estrangeira e avaliação oral do projeto de mestrado.  Para mais informações, acesse a página www.pgdra.unir.br ou entre em contato através do e-mail  [email protected] ou do telefone (69) 2182-2120. O Edital completo do Mestrado está disponível no arquivo abaixo e no sítio eletrônico do PGDRA/UNIR.

SEMINÁRIO DO TRATA BRASIL VAI DISCUTIR SAÚDE E SANEAMENTO DE RONDÔNIA

O Instituto Trata Brasil, em parceria com a Fiocruz Rondônia, Ministério Público de Rondônia e Abrampa (Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público do Meio Ambiente), apresenta os resultados do estudo “Saúde e Saneamento Básico nos 15 Maiores Municípios do Estado de Rondônia”, no auditório do Ministério Público, em Porto Velho, dia 10 de agosto, a partir das 09h. Para debater os principais aspectos da pesquisa, será promovido um seminário que contará com a presença de Édison Carlos, presidente do Trata Brasil; Aline Baldez, pesquisadora do Instituto Trata Brasil/Reinfra; Dr. Ricardo de Godoi, da Fiocruz de Rondônia; Dra. Aidee Maria Moser Torquato Luiz, do Ministério Público do Estado de Rondônia; Dr. Fernando Barreto, presidente da Abrampa e outros nomes importantes da saúde e saneamento de Rondônia. A pesquisa a ser apresentada aponta Rondônia como tendo uma grande deficiência em saneamento básico como toda a Região Norte. Desde a sanção do marco regulatório do setor, em 2007, até o último ano, com dados do SNIS (2014), o acesso à coleta dos esgotos no Estado cresceu apenas 0,7%, passando de 2,8% da população com acesso a este serviço em 2007 para 3,5% em 2014. No mesmo ano estima-se que mais de 11 mil piscinas olímpicas de esgotos sem tratamento foram despejadas na natureza nestes 15 municípios. Estes e mais dados de saneamento, sobretudo das doenças estudadas pelo Instituto Trata Brasil (diarreia, dengue e leptospirose), serão apresentados na íntegra no evento.

CONSUMIDORES ESTÃO MENOS DISPOSTOS A GASTAR COM PRESENTES DO DIA DOS PAIS

Uma sondagem feita para o Dia dos Pais pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), nas capitais, mostra que cerca de quatro em cada 10 (38,1%) consumidores não pretendem comprar presentes este ano. Entre os principais motivos financeiros para não presentear estão a falta de dinheiro (6,2%, aumentando para 14,4% entre os jovens de 18 a 34 anos) e o fato de estar desempregado (5,0%, 11,2% entre os jovens). Em relação ao ano passado, 35,4% pretendem gastar o mesmo valor com os presentes. Já 29,1% afirmam que pretendem gastar menos este ano – percentual que reduziu quando comparado à pesquisa de intenção de compras de 2015 (43,8%). De acordo com o levantamento, apenas 19,7% dos entrevistados planejam gastar mais com os presentes em 2016 do que no último ano.

CONSTRUÇÃO CIVIL MOSTRA SINAIS POSITIVOS

Depois de uma fase crítica de estagnação, a construção civil vai gradativamente recobrando o ânimo. Os últimos dados divulgados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) indicam que o Índice de Confiança da Construção (ICST) avançou 2,7 pontos em julho, em relação a junho, atingindo 70,7 pontos, o maior nível desde agosto de 2015 (72,4 pontos). Padrão semelhante revelou, no mesmo período, o Índice da Situação Atual (ISA-CST), com avanço de 1,0 ponto, indo para 62,7 pontos, a segunda alta consecutiva; e o Índice de Expectativas (IE-CST), com crescimento de 4,4 pontos, atingindo 79,3 pontos, o maior nível desde abril de 2015. Tais resultados são muito baixos em termos históricos, mas, podem ser indicativos de que o pior já pode ter passado. Há cerca de dois meses, no auge da crise política e com a indefinição sobre os rumos da economia, o setor amargou o seu pior momento. Mas recentemente, com o governo de Temer o clima começou a mudar.

Comentar

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – COPINHA FEMININA 2024 – Corinthians x Cruzeiro

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

RONDÔNIA

AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

RELIGIÃO

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese
Powered by TranslatePress