Esporte

Conmebol firma parceria para empoderamento de mulheres através do futebol feminino na América Latina

Entidade receberá apoio na realização de competições sub-14 e sub-16, além promover a inclusão e capacitação de pessoas em situação de vulnerabilidade

Visando a celebração pelo Dia da Mulher neste 8 de março, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) firmou um compromisso para desenvolver a inclusão social e empoderamento de meninas e mulheres através do futebol feminino. A ação é uma parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

Segundo a entidade, o acordo consiste no apoio do CAF para a realização das fases finais das Ligas de Desenvolvimento Evolução, nas categorias sub-14 e sub-16 feminino, em todo o continente. A estimativa é que 700 atletas disputem a competição, com a final prevista para julho. Demais iniciativas conjuntas estão sendo desenvolvidas e podem ser anunciadas em breve.

A assinatura do Memorando de Entendimento ocorreu nesta segunda-feira, 7, na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai, ao encerramento das finais sub-14 e sub-16 da Liga de Desenvolvimento Feminino da Associação Paraguaia de Futebol (APF, sigla em espanhol). Além do presidente da entidade máxima do futebol sul-americano, Alejandro Domínguez, participaram do evento o Ministro da Fazenda paraguaio, Óscar Llamosas, e o presidente executivo da CAF, Sergio Díaz-Granados.

“Queremos oferecer maiores oportunidades, promover valores e capacidades técnicas de meninas e mulheres no futebol sul-americano. O Memorando de Entendimento que assinamos com o CAF nos permitirá trabalhar juntos para promover a inclusão de meninas e mulheres no futebol, como plataforma de transformação e desenvolvimento social nos países membros da Conmebol”, disse Domínguez.

As entidades vão estabelecer um quadro geral de colaboração para promover e posicionar o futebol como ferramenta de inclusão social. A intenção é criar espaços de formação e capacitação integral, promovendo o desenvolvimento de pessoas em situações de vulnerabilidade, tanto nos países que são membros da Conmebol quanto nas nações acionistas do CAF.

“O CAF estabeleceu a meta de renovar e reforçar seu foco em gênero, inclusão e diversidade para apoiar seus países-acionistas em seus esforços para alcançar a igualdade substantiva, eliminando as barreiras que impedem o acesso efetivo dos direitos e da igualdade de oportunidades das mulheres, indígenas e populações afrodescendentes, pessoas com deficiência, entre outros”, comenta Díaz-Granados. “Continuaremos promovendo a integração lado a lado com aliados estratégicos como a Conmebol.”

FONTE: ESTADÃO CONTEÚDO –  AGÊNCIA ESTADO

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]