“Se á vida lhe der um limão, faça dele uma limonada” parece que o governador Confúcio Moura, quis inovar, e dentro de sua geladeira tinha uma laranja, e dessa laranja ele quis fazer uma limonada e se deu Mal.
O articulista, Jornalista e Advogado Robson Oliveira, em Abril de 2012, já vaticinava em sua coluna, divulgada no Jornal Impresso Folha rondoniense de 15 de Abril de 2012.
‘Efeito Orloff, popularidade de Confúcio lembra o final da administração de Jerônimo Santana –Efeito Orloff: Duas pesquisas que a coluna conseguiu acesso, revelam que a crise instalada nas estranhas do governo de Confúcio Moura jogou os índices de popularidade a índices tão baixos que lembram o final da administração melancólica do correligionário Jerônimo Santana. “A permanecer a letargia administrativa e a “masturbação pseudo-intelectual” o final tende a se repetir” Coluna Resenha Político – Robson Oliveira- 15 DE Abril20122 (confira Abaixo).
Passados 28 meses desta afirmação, podemos afirmar categoricamente que o final se repetiu, e podemos ir mais longe, ate agora administração Confuciana, foi pior que a administração Jeromista. Pelo que se tem noticias, na administração jeromista não consta nenhuma ação policial, a residência oficial não foi invadida pela policia Federal, e nem houve assessores do alto escalão presos, processados,
A rejeição da Administração de Confúcio Moura, é tamanha que segundos algumas pesquisas, em certos municípios beiras aos estratosféricos 67%, como e o caso do Município de Buritis, sendo que em Ariquemes sua terra natal politicamente, esta na casa dos 32 por cento.
Confúcio pegou um governo bem encaminhado de seu antecessor João Caula, era só dar prosseguimento, mas não, começou a importar assessores, trouxe Marcelo bessa do nordeste, o coronel carvalho de Goiânia (adjunto do Detran) e o Professor Mangabeira Unger, de Harvard???,
Nomeou uma irmã (Claudia Moura) para a Seas, outra irmâ (Cira Moura, para a SAE (Secretaria de Estado para Assuntos Estratégicos), o poderoso primeiro Cunhado Assis Oliveira, para uma tal de comissão de revigoramento do Parque dos Tanques, na Saúde varias trocas de Secretário e o marasmo e péssimos serviços prestados a população continua o mesmo, Na Educação a mesma coisa.
Quando assumiu seu governo, deu todo o setor produtivo do Estado para o Partido dos Trabalhadores (Secretaria de Agricultura, Emater, Idaron, vários adjuntos, e varias diretorias de estatais) e agora o PT vendo seu barco afundar, abandonou seu Governo.
Deu outra boa parte para os democratas, outra boa parte para os comunistas do PCdoB, (SEAPEN, SECEL). E a laranja vai se transformando em limonada sem açúcar.
Extinguiu varias secretaria, como por exemplo a Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, a poderosa Secretaria de Administração, e outras, mas criou à ridícula e inoperante Secretária da Paz.
Em seu Governo tivemos, a destruição do Parque dos Tanques, onde se realizava a Expovel, praticamente esvaziou o Arraial Flor do Maracuja, e o duelo da fronteira em Guajara Mirim, acabou com o Estadio do futebol da Capital.
Em 2013 não distribuiu sementes de feijão para os agricultores, teve a residência oficial invadida pela policia federal, assessores presos, familiares envolvidas em denuncias de corrupção, varias operações policiais, varias greves. Pronto e da laranja, ele conseguiu fazer uma limonada, sem açúcar.
Tudo isso são fatos “externa corpore”, que deixa as salas do palácio e atinge em cheio o peito do cidadão do eleitorado, por este motivo é que sua popularidade como governador é pior que da época Jeromista, e sem falar que sua rejeição apurado nas pesquisas para governo do Estado, pode e muito comprometer sua ida para o segundo turno, se houver?
JÁ disse mas não custa repetir, Confúcio Moura, misturou os iguais e os diferentes em seu Governo, isso nunca deu certo, e ele também se esqueceu que Há vida inteligente fora de Ariquemes.
Gomes Oliveira
Jornalista- Reg, Prof. 1272-RO
Vejam a Coluna na Folha Impressa em Abril 2012
Add Comment