Teia Digital

Confiança dos executivos brasileiros volta ao nível pré-crise – Por Sílvio Persivo

Sempre pensei assim, mas, o agir é que foi pouco. “É preciso provocar sistematicamente confusão. Isso promove a criatividade. Tudo aquilo que é contraditório gera vida” (Salvador Dali).

 

DANÇAS INDÍGENAS CIRCULARES NA UNIR

Durante o mês de abril, todas as terças-feiras, a partir das 12h30, no Auditório do curso de Psicologia e todas quintas-feiras, a partir das 17h, na sala de Espelho do Campus da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), danças indígenas serão apresentadas no projeto Danças Circulares na UNIR. A coordenadora do projeto é Expedita Fátima Gomes de Figueiredo, que conta com o apoio das acadêmicas Andressa de Souza, do curso de Artes Visuais e Graziela Oliveira e Max Lima do curso de Educação Física. Segundo a coordenadora Fátima Figueiredo, estas atividades foram programadas em alusão ao dia 19 de abril, consagrado ao Índio, já que as Danças Indígenas são consideradas uma das matrizes das Danças Circulares no Brasil e por trazerem um centramento e a sensação de empoderamento, autoconfiança e elevação da autoestima para quem as pratica. A participação é gratuita e destinada a alunos, professores e técnicos administrativos da UNIR, além de toda a comunidade externa.    Outras informações referentes ao “Projeto A Arte do Encontro: Danças Circulares na UNIR” podem ser obtidas por meio dos seguintes contatos: e-mail: [email protected].

 

NOVO GOVERNADOR COMEÇA COM CAUTELA

Ao assumir o governo, o ex-vice, Daniel Pereira, disse que ainda é cedo para pensar em reeleição e acenou com a possibilidade do ex-secretário de finanças, Wagner Garcia de Freitas, se vier a ser candidato vir a ser o seu vice, por indicação de Confúcio Moura. Por sinal, exceto nas Finanças, onde nomeou Franco Ono, que era o número dois na Sefin e na Polícia Militar, onde entrou o coronel Mauro Ronaldo Flores substituindo o também coronel Ênedy Dias, o novo governador disse não pretender mexer muito na equipe de Confúcio. Mas, estuda o que fazer com a Caerd. De qualquer forma a esperança é de que mantenha o rumo e as contas em dia. Com o correr do tempo é que pode se cacifar para a reeleição mesmo. Antes precisa cuidar de mostrar que é um bom administrador. E, de fato, os desafios são muitos, principalmente, numa época eleitoral. De qualquer forma terá que ir devagar com o andor para ter sucesso. E trabalhar, o que não parece ser problema, e dialogar muito. De qualquer forma não será uma tarefa fácil conduzir o governo de Rondônia nos próximos nove meses. Vivemos uma época onde a administração pública se tornou um exercício de sabedoria e de paciência. O novo governador terá que exercitar essas virtudes mais do que pensa, pois, agora, terá que desgostar muitos dos que caminharão com ele, se quiser ter sucesso. E isto não é nada fácil.

 

TROCAS PONTUAIS

Na verdade, até agora, o comportamento do novo governador Daniel Pereira é o de quem vai realizar trocas pontuais. Mexer onde, na sua visão, pode ser melhorado algo ou porque o titular saiu por algum motivo. Pelo menos é o que se observa no que foi mexido até agora. Um exemplo é o caso da direção-geral do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER), que passou para o comando de Luís Carlos de Souza Pinto, o Katatal, que estava como adjunto na autarquia. E também do engenheiro Eduardo Damião Allemand, perito criminal do Estado, que é o novo diretor-geral adjunto do DER, que, por sinal,  já integrou equipe da gestão de Mauro Nazif, na Prefeitura, ocupando o cargo de secretário de Serviços Básicos (Semusb).

 

LINHAS DE ÔNIBUS NÃO ACEITARÃO MAIS DINHEIRO EM MANAUS

O Sindicato de Transporte de Passageiros do Estados do Amazonas (Sinetram) informou que se iniciou nesta segunda-feira, 9, a transição do pagamento em cartão PassaFácil nas catracas de ônibus. Segundo o sindicato, inicialmente, cinco linhas vão extinguir o recebimento da passagem em dinheiro, como a 037, 050, 056, 081 e 084. A medida surgiu da Indicação 014/2017, do deputado federal Professor Gedeão Amorim (MDB), que elaborou a proposta quando era vereador da Câmara Municipal de Manaus (CMM). Denominado de programa “Ônibus Seguro”, a ação retira o pagamento em espécie dos coletivos com o objetivo de reduzir o índice de assaltos. A proposta de Gedeão foi aprovada no plenário da CMM, por unanimidade, no ano passado, e encaminhada à Prefeitura de Manaus, que encaminhou o procedimento ao Sinetram. Segundo Gedeão, “A maior motivação da nossa proposta é a redução de assaltos em coletivos. Hoje temos uma média de 10 ônibus assaltados por dia na capital. Estudos da Polícia já mostraram que o principal atrativo dos criminosos é a renda arrecadada nas viagens dos ônibus”. Medida semelhante adotada em Campo Grande (MS),  reduziu em até 80% dos assaltos nos ônibus.

 

CONFIANÇA DOS EXECUTIVOS BRASILEIROS VOLTA AO NÍVEL PRÉ-CRISE

A confiança dos executivos brasileiros em promover novos investimentos e contratações voltou a atingir índice semelhante aos registrados antes da crise econômica. É o que revela o Estudo de Perspectivas de Carreiras e Profissões LATAM 2018, desenvolvido pelo PageGroup. De acordo com a pesquisa, foi houve um aumento de 21% tanto para a geração de novos postos de trabalho, como para a alocação de recursos financeiros. O estudo aponta que 29% apostavam na expansão dos empregados em 2017. Neste ano, 50% acreditam nesta possibilidade. As intenções de investimentos subiram na mesma proporção: saltaram de 32% no ano passado para 53%, em 2018. Para Patrick Hollard, diretor executivo do PageGroup, a retomada da economia traz mais confiança aos empresários e reflete diretamente nas tomadas de decisões estratégicas, passando por novas contratações e investimentos. Participaram do levantamento, realizado em dezembro do ano passado, 17 mil profissionais que ocupam cargos de média e alta gestão no Brasil, Argentina, Chile, Peru, Colômbia e México.

AUTOR: SÍLVIO PERSIVO  – COLUNISTA TEIA DIGITAL

PROFESSOR E ECONOMISTA

Comentar

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – CORREÇÕES DA 1º PROVA DO ENEM

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com