Teia Digital

CONFIANÇA DAS MICROS E PEQUENAS ATINGE MAIOR VALOR EM 18 MESES – Por Silvio Persivo

Além de ser múltipla e ilimitada. “Não há nenhum pensamento importante que a burrice não saiba usar, ela é móvel para todos os lados e pode vestir todos os trajes da verdade” (Robert Musil).

 XI JORNADA CIENTÍFICA CEDSA

A Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), por meio do Centro de Estudos Interdisciplinares em Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (CEDSA), realizará, no período de 30 de novembro a 02 de dezembro de 2016, a XI Jornada Científica CEDSA, em Porto Velho, Rondônia. Nesta edição, a temática será “Ética e Consumo Sustentável”, com o objetivo de discutir a crise dos recursos naturais e a necessidade de uma mudança ética da relação homem x natureza. A Jornada Científica CEDSA busca apresentar e debater os resultados das pesquisas dos programas de extensão e das atividades científicas dos pesquisadores do CEDSA/UNIR e da Região Norte, bem como de outras regiões do Brasil, visando o desenvolvimento de ciência, do conhecimento científico, e motivando novos projetos voltados para o desenvolvimento da Amazônia. O prazo limite para submissão de trabalhos é 19 de novembro de 2016. As inscrições devem ser feitas pelo portal http://www.eventos.unir.br/index.php/xijornadacedsa. Os trabalhos aceitos serão publicados em e-book com ISBN. Todos os centros e grupos de pesquisa, docentes e discentes da UNIR e demais Instituições de Ensino Superior (IES) interessados nas temáticas desenvolvidas pelo CEDSA podem participar do evento.

 III SAB NORTE COMEÇA DOMINGO, DIA 06

No próximo domingo, dia 6 de novembro, terá início no Teatro Guaporé o evento intitulado III Reunião da Regional Norte da Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB Norte) e IV Semana Acadêmica de Arqueologia da UNIR. A partir das 16h será realizado o credenciamento e a solenidade de abertura terá início às 18h. Na sequência, às 19h a professora doutora Marcia Bezerra (UFPA) ministrará a conferência “Terra falsa: arqueólogos e comunidades locais na Amazônia”. Durante a semana de evento o público poderá acompanhar a divulgação dos resultados das pesquisas arqueológicas mais recentes e os debates acadêmicos sobre a Arqueologia Amazônica através de nove mesas de comunicações avulsas, quatro simpósios temáticos, três oficinas e um minicurso, além das demais quatro conferências magistrais ministradas pelas(os) doutoras(es) Carla Jaimes Betancourt (Universidade de Bonn – Alemanha), Cristiana Barreto (Museu Paraense Emílio Goeldi), José R. Oliver (Institute of Archaeology/UCL – Inglaterra) e Ondemar Dias (Instituto de Arqueologia Brasileira/RJ). Em paralelo às discussões acadêmicas haverá apresentação dos filmes documentários “Mundurukânia” e “Jirau e Santo Antônio: relatos de uma guerra amazônica”, seguida de uma mesa de discussões sobre o impacto de grandes obras de infraestrutura.  Também haverá o lançamento de livros e a abertura da exposição “Memórias do Rio, paisagens no Madeira”. As circulares e a programação completa do evento, podem ser acessadas nos sites do DARQ-UNIR (www.arqueologia.unir.br) e da Sociedade de Arqueologia Brasileira (www.sabnet.com.br). As informações gerais e novidades também podem ser facilmente acessadas na página do evento nas redes sociais: fb.me/sabnorte2016. Restam vagas para ouvintes, os interessados podem se inscrever no dia 6, no local.

 EXPOSIÇÃO FOCA EM RIBEIRINHOS E ARQUEOLOGIA

A partir da próxima segunda-feira (7) até o dia 15 de dezembro acontece no Museu da Memória Rondoniense, o antigo Palácio Presidente Vargas, em Porto Velho, a exposição “Memórias do Rio, Paisagens no Madeira”, que tem por objetivo mostrar as histórias e experiências  na vida das pessoas com o rio e também os estudos científicos voltados à arqueologia das comunidades ribeirinhas. No período da exposição, também será apresentado o laboratório de arqueologia, mostrando todo o processo de análise arqueológica e documentários. A exposição conta com a parceria da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), as empresa Arcadis, Procea e Fercant Arkhaios com o Departamento de Arte (Dartes) da Universidade Federal de Rondônia (Unir) e de Arqueologia (Darq), onde serão expostos os trabalhos de pesquisas de campo nos sítios arqueológicos Santa Paula e Donza, que ficam na margem esquerda do rio Madeira. Também serão apresentados relatos, fotografias e vídeos das comunidades ribeirinhas.

CONFIANÇA DAS MICROS E PEQUENAS ATINGE MAIOR VALOR EM 18 MESES

O Indicador de Confiança da Micro e Pequena Empresa de Varejo e Serviços (ICMPE) calculado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) atingiu o maior patamar em 18 meses, desde maio de 2015, registrando 50,6 pontos em outubro. A escala do indicador varia de zero a 100, sendo que quanto mais próximo de 100, mais confiantes estão os empresários. No mesmo mês do ano passado o indicador marcara 38,7 pontos e 31,0% dos empresários diziam-se confiantes no desempenho futuro da economia brasileira. Um ano depois, essa proporção alcança 53,2%, um avanço de 22,2 pontos percentuais.

Para o presidente da CNDL, Honório Pinheiro, “A melhora gradual da confiança é uma boa notícia sobre a situação econômica do país. O resultado evidencia que os empresários sondados estão, em sua maioria, confiantes com os rumos da economia e dos negócios. É importante observar, porém, que o indicador ainda não toma distância do nível neutro, de 50 pontos, sugerindo que há uma quantidade expressiva de empresários com sentimentos opostos”.

Comentar

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – COPINHA FEMININA 2024 – Corinthians x Cruzeiro

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

RONDÔNIA

AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

RELIGIÃO

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese
Powered by TranslatePress