Como parte da programação da 1ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil, que acontece no Teatro Banzeiros, foram realizadas na tarde de segunda-feira, duas palestras focadas em orientar os participantes para a elaboração de 10 princípios e 30 diretrizes, metas estabelecidas para a conferência estadual, que acontece nos dias 10 e 11 de abril.
Um dos temas abordados foi a “Gestão do Conhecimento em Proteção e Defesa Civil “, ministrada pelo Coordenador Municipal da Defesa Civil, Coronel Pimentel, em parceria com Tokio Nakashima Filho, Coordenador Regional de Inteligência. De acordo com Fernanda Moreira da Silva, servidora da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (Sempla) e membro integrante da organização da conferência, o debate teve como objetivo trabalhar a gestão de desastres. ” Foi abordada toda essa questão do conhecimento para atuar na defesa civil, geoprocessamento, estabelecer o contato com as pessoas, todas as informações que envolvem essa gestão de desastres, pois é fundamental, na verdade é o básico para poder prestar esse atendimento”, explicou Fernanda.
Já o segundo painel político abordou a “Mobilização e Promoção de uma Cultura de Proteção e Defesa Civil na busca de Cidades Resilientes”. Liderado pelo secretário municipal de Defesa Civil de Angra dos Reis, Marco Antônio de Oliveira, o painel teve como propósito compartilhar experiências. “Apesar dos tipos de desastres serem diferentes, a forma de capacitar as pessoas e estruturar a defesa civil é a mesma, então é uma oportunidade importante de estar transmitindo tudo isso na conferência” justificou a servidora.
Para finalizar a programação da tarde, os participantes se dividiram em quatro grupos e assim trabalharam com base nos eixos da Conferência Municipal. “A adesão aos grupos foi de livre escolha para que cada um pudesse escolher o tema com que mais se identificava. Esta é a parte prática, onde cada membro pode discutir e propor. Lembrando que os grupos são quem apresentam os princípios e diretrizes a serem encaminhadas para as próximas etapas. Além disto, o município vai tratar das suas resoluções, questões locais, que serão todas compiladas após passar pela plenária para aprovação e assim encaminhadas ao prefeito e governador”, concluiu Fernanda Moreira.
Por Renata Beccária | Fotos: Frank Néry
Add Comment