Teia Digital

CONDÔMINIOS POSSUEM MAIS PODER DE PRESSÃO – por Silvio Persivo

A principal razão de sua suma importância. “A filosofia é composta de respostas incompreensíveis para questões insolúveis” (Henry Brooks Adams).

 PIRARUCU EM LONA É REFERÊNCIA PARA PROJETO DO PARÁ

Estiveram em Rondônia o engenheiro agrônomo Raimundo Nonato Guimarães Teixeira e o médico veterinário Marcos Tucunduva de Faria, ambos da Embrapa Amazônia Oriental, no Pará, que vieram conhecer o projeto de criação de pirarucu, desenvolvido por agricultores rondonienses. Eles foram recebidos no escritório local da Emater-RO e visitaram projetos bem sucedidos de criação de pirarucu em tanques de lona e com reaproveitamento da água retirada dos tanques carregada de resíduos de ração e fezes dos animais.  A água usada na piscicultura é reaproveitada na irrigação e fertilização de pomares e cultivo de hortaliças, evitando-se assim o retorno dos efluentes aos mananciais. Os pesquisadores conversaram com agricultores para conhecer  o caráter agroecológico da criação integrada com a agricultura, principalmente com a cultura do açaí e cultivo de hortaliças, e para confirmar os resultados, que, em primeira análise, foram considerados satisfatórios da criação da espécie tambaqui na água de reúso, com considerável economia de ração. Além do interesse científico sobre a criação intensiva do pirarucu, eles também buscam informações práticas que facilitem a execução de um projeto patrocinado pelo Banco da Amazônia, denominado Implantação da Criação de Pirarucu em Tanques Moveis nas Comunidades Ribeirinhas de Santarém no Pará. O projeto com as comunidades tem o interesse de oferecer mais uma oportunidade de renda e fonte de alimento às famílias ribeirinhas de Santarém no Pará, que praticam a pesca artesanal, mas sofrem com a sazonalidade da atividade.

 PERU FOI DESTAQUE NO I CONATES

Terminou, na última sexta-feira, no Teatro Guaporé, a abertura Conferência Nacional de Turismo Sustentável e a sua primeira versão na região Norte, a I Conates Amazônia, coordenados pelo biólogo Jorge Manzoni, e a analista ambiental Izabel Cristina da Silva. Na quinta-feira, por sinal, houve a palestra de Elizabeth Aurora Rojas, coordenadora geral da Associação de Gestores Turísticos Sulamericanos-AGT em que falou, com muito brilho, sobre a forma como o turismo sustentável se desenvolve no Peru. Além de distribuir amplo material sobre seu país a promotora de turismo mostrou que, lá, o turismo se desenvolveu por meio do trabalho voluntário de algumas pessoas e pelo setor privado, mas, que se apoia muito nas tradições culturais, no artesanato e cultura popular, mas, que é, principalmente, uma questão cultural na medida em que há uma forte tônica seja nas pessoas, seja na melhoria da qualidade de vida das comunidades.

UMA FIGURA ILUSTRE DE CUJUBIM

Por falar em comunidade um dos destaques da Conferência Nacional de Turismo Sustentável, além do passeio de barco no rio Madeira, foi a presença do beradero José Benedito dos Santos, um jovem de 80 anos, conhecido como Amorim do Cujubim, que se especializou em preservação ambiental e conservação e disseminação das espécies. Este paraense de Rondônia, por sinal, também é um profundo conhecedor do uso de plantas medicinais e ainda deu uma palhinha como poeta.

 PRÊMIO IEL DE ESTÁGIO

O Instituto Euvaldo Lodi – IEL Rondônia – vai reconhecer, em um mesmo momento, estagiários, empresas e instituições de ensino, por meio do Prêmio IEL de Estágio, uma iniciativa que, desde 2005, valoriza as melhores práticas de estágio. A solenidade de lançamento da edição 2016 do Prêmio IEL de Estágio acontece na segunda-feira, 20 de junho, às 16 horas, no salão de convenções da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero). Podem participar do processo, empresas e profissionais liberais inscritos nos conselhos de fiscalização, com programas de estágio intermediados pelo IEL, e comprovados por meio do contrato vigente no mínimo até 31 de Julho de 2016. As inscrições podem ser realizadas de 20 de junho e 29 de julho. Para validação da inscrição, os seguintes documentos serão necessários: termo de adesão; formulário de identificação; autorização de uso de imagem organizacional, inclusive na categoria estagiário destaque e autorização de uso de imagem pessoal em nome dos representantes das organizações e do estagiário participante.

APRESENTAÇÃO DA NOVA RETROESCAVADEIRA JCB 3CX

A JCB, empresa de origem inglesa e líder mundial em retroescavadeiras, traz ao Brasil a consagrada JCB 3CX. A apresentação do lançamento aos clientes foi feita na sexta-feira (17), pela JCB em parceria com a Pronta Tratores, distribuidora da marca em Rondônia. Fundada em 1995, a Pronta Tratores é um dos mais conhecidos distribuidores da marca e conta com duas filiais, sendo uma no próprio estado e outra no Acre. A máquina traz o reconhecido powertrain (motor, transmissão e eixos) originais JCB, que garantem durabilidade e confiabilidade nas operações, uma vez que foram desenvolvidos especificamente para esse tipo de operação. Além disto, o novo motor JCB Dieselmax entrega alto torque em baixa rotação, ou seja, garante que a JCB 3CX atinja sua força máxima com baixo consumo de combustível. Este diferencial, alinhado a um sistema hidráulico de alta vazão, garante ao cliente o aumento de produção, com baixo custo operacional. Além do lançamento, os visitantes puderam conferir as principais novidades e tendências da JCB do Brasil, por meio de seu amplo portfólio.

CONDÔMINIOS POSSUEM MAIS PODER DE PRESSÃO

Uma das inovações do novo Código de Processo Civil, que entrou em vigor em março desse ano,   afeta a questão da inadimplência condominial ao prever a possibilidade de dívidas condominiais serem encaradas como título executivo extrajudicial, ou seja, um tipo de documento que possibilita a cobrança direta do débito. Esta inovação cresce de importância ao se constatar que, no 1º trimestre de 2016, o atraso no pagamento dos condomínios aumentou em 26%. Também a nova legislação apresenta previsão expressa do condomínio poder obter certidão que pode ser averbada nos registros de imóveis, de veículos ou de outros bens sujeitos a penhora, o que impossibilita ao devedor transmitir os seus bens para outros enquanto não for resolvida a dívida.

Comentar

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – CORREÇÕES DA 1º PROVA DO ENEM

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com