Cidades

Comitê Gestor do Alfabetiza Porto Velho realiza VII reunião de avaliação dos resultados

Seguindo com as ações estratégicas que já estão alavancando os resultados da educação no município de Porto Velho, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu, na manhã desta quarta-feira (14), a VII reunião do Comitê Gestor do Programa de Aprimoramento da Política de Alfabetização na Idade Certa.

As pautas principais da reunião foram o Acompanhamento e Monitoramento Pedagógico; o Reforço Escolar, com duas frentes: Construindo Saberes e Banzeiro do Saber; Avalia Porto Velho; IV Oficina de Metas; Prêmio Boas Práticas e os resultados consolidados desde a implantação do programa.

O encontro aconteceu na sede da secretaria e contou com a participação do conselheiro do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), Valdivino Crispim de Souza e o secretário-geral de controle externo Marcus Cézar Santos. “Houve obstáculos que atrapalharam muito a nossa educação e todo o país experimentou um amargo retrocesso, então estamos acompanhando os métodos aplicados pela gestão municipal de educação para a recuperação da aprendizagem nas escolas”, disse o conselheiro Crispim.

A secretária Gláucia Negreiros falou da importância do trabalho em equipe. “O que nos resta é continuar esse trabalho de avanço, por isso a importância de trazer profissionais com visão mais aprofundada, ter esse assessoramento para que a gente possa seguir em frente sem parar. Toda essa grande equipe está trabalhando de forma colaborativa em busca de um aprimoramento, estamos aprimorando e se reinventando com novas práticas pedagógicas já experimentadas com sucesso por vários países. Porto Velho hoje carrega o conceito de modernização no planejamento pedagógico aplicado dentro do Alfabetiza”, comentou a titular da pasta de Educação.

O Alfabetiza Porto Velho foi instituído na rede municipal de ensino em 2021O Alfabetiza Porto Velho foi instituído na rede municipal de ensino em 2021

A reunião também teve a presença de Rita Paulon, consultora do Tribunal de Contas. “O TCE elegeu Porto Velho para implantar este programa. Estamos mergulhando profundamente numa piscina para buscar uma pedrinha e emergir na eficiência das ações, procurando induzir que a gestão seja orientada a resultados, que faça avaliação e monitoramento e que ela se envolva com a formação dos profissionais da educação para que os alunos voltem a ter alinhamento e sintonia com a educação na idade certa”, declarou.

ALFABETIZA PORTO VELHO

O Programa Alfabetiza Porto Velho, instituído na rede municipal de ensino, teve início em 2021 e tem como objetivo alfabetizar todas as crianças da rede até o 3º ano do ensino fundamental conforme os pressupostos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Referencial Curricular do Estado de Rondônia (RCRO).

A elaboração do Programa nasceu por meio de um esforço conjunto e colaborativo da Semed, com o apoio técnico do TCE-RO, para melhorar os processos de alfabetização nas escolas da rede, contribuindo e apoiando as unidades escolares para que a alfabetização aconteça na idade certa. Para que os resultados na alfabetização sejam obtidos, a Semed, com o suporte do TCE, vem realizando a formação de professores multiplicadores alfabetizadores em toda a rede, que alcançam os demais professores e que atuam especificamente com a alfabetização.

“Nós temos toda uma rotina de evidenciar se o programa está alcançando êxito ou não, através do monitoramento mensal dos resultados de alfabetização da rede por meio de instrumentos que são disponibilizados aos professores e supervisores escolares. E essas reuniões de comitê acontecem a cada dois meses”, explicou Fernanda Souza, coordenadora do programa.

METAS

Somados, os alunos monitorados dos três primeiros anos chegam a um total de 17.010 crianças na rede municipal de ensino. No Programa Alfabetiza foram estabelecidas as seguintes metas: alfabetizar 85% das crianças até o final do 1º ano; alfabetizar 100% dos alunos até o final do 2º ano e promover a ampliação da leitura e compreensão de textos de todos os alunos do 3º ano do ensino fundamental.

FONTE: ASSESSORIA COMDECOM

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