Uma verdade insofismável. “Lamento pelas pessoas que não bebem. Quando elas acordam de manhã, estão tão bem quanto vão estar durante todo o dia” (Frank Sinatra).
PROFESSORES DA UNIR PARTICIPAM DO PDSE
Em 2017, três professores da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) cursarão doutorado sanduíche fora do País. São eles o professor Diego de Paiva Vasconcelos, do Departamento de Ciências Jurídicas (CCJ)-Campus de Porto Velho; a professora Josiane Brolo Rohden, do Departamento de Ciências da Educação-Campus de Vilhena; e a professora Tiziana Cocchieri, do Departamento de Filosofia- Campus de Porto Velho.
O Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) permite que estudantes regularmente matriculados em cursos de doutorado no Brasil realizem parte do curso em instituição no exterior. Além dos três mais recentes, outros quatro docentes da instituição já foram beneficiados pelo Programa e concluíram o doutorado na modalidade sanduíche: Juliano José de Araújo, Verônica Aparecida Silveira Aguiar, Alberto Dresch Webler e Andréia da Silva Quintanilha Sousa. Segundo o reitor da UNIR, professor doutor Ari Miguel Teixeira Ott, é importante destacar que os professores estão buscando qualificação e que isto se reflete na qualidade do ensino e da pesquisa desenvolvidos na UNIR.
O SOFRIMENTO DA ESPERA PELOS ÔNIBUS
Crescem as reclamações contra o Sistema Integrado Municipal-SIM. A principal é o da demora dos ônibus que, em média, passam de 45 minutos a 1 hora de intervalo. E, aí também já o problema é da Prefeitura, os usuários reclamam que, como tem chovido muito, os abrigos não protegem ninguém. Outro motivo de reclamação provém das mudanças que fizeram no Terminal. Sob a alegação de que haviam reclamações de cadeirantes abriram o local, mas, muitas pessoas que, antes, faziam integração dizem que acabam sendo prejudicadas e pagando duas passagens. Também fecharam a passagem normal de saída e criaram uma volta pela Rogério Weber que se tornou um motivo constante de curvas fechadas e engarrafamentos. A verdade é que, com o SIM, o transporte melhorou um pouco, mas, está ainda distante de satisfazer a população pela falta do mínimo de qualidade. Quem tem uma visão do sistema de transportes sabe que, para o que se deseja, existem muitas limitações, inclusive financeiras, mas, este é um problema que cabe à Prefeitura resolver.
REDE ELÉTRICA DA ÁREA DA RONDÔNIA RURAL SHOW ESTÁ SENDO IMPLANTADA
Segundo o prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires, já é grande a movimentação de empresas expositoras e técnicos da Seagri na área de 100 hectares que corresponde ao Distrito Empresarial e à Rondônia Rural Show. São 2,5 mil metros de rede, investimentos de R$ 950 mil, recursos do Governo do Estado, por meio da Superintendência de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (Suder). Aa empresa Marok R, M. dos Santos já está trabalhando na implantação da rede de distribuição elétrica na área que está sendo preparada para o evento. Com a nova sede, explicou Jesualdo, a Rondonia Rural passará a contar com espaço para mais de 200 vitrines, e conseguirá abrigar também um número muito maior de produtores e empresas, além de promover o evento num local mais confortável e com uma melhor estrutura. Jesualdo informou que a Seagri e o DER, já estão realizando os serviços de infraestrutura e montagem das áreas dos campos experimentais da Rondônia Rural Show. A Feira está marcada para o período de 24 a 27 de maio de 2017, em Ji-Paraná.
MICRO DISTRITO INDUSTRIAL DO AMAZONAS
A Suframa-Superintendência da Zona Franca de Manaus) promove a pesquisa e o aprimoramento tecnológico para estimular a cadeia produtiva do Estado do Amazonas. Um exemplo é o da criação de um Polo de pequenas e médias empresas, conta o idealizador do projeto, o ex-senador Jefferson Praia. “Em 2006, à frente da então Secretaria Municipal do Trabalho Emprego e Renda, com a ajuda de um colega parlamentar demos início a um projeto que buscava aproximar micros e pequenas empresas do setor metal/mecânico do PIM, principalmente ao polo de Duas Rodas. São empresas muitas vezes familiares que atendem a grandes fabricantes e que precisavam de capacitação e espaços físicos adequados a atividade fabril sem perder as características familiares”. Já foram erguidos 29 galpões, sendo dez do tipo A (de 15×10 m²) e mais 19 do tipo B (com 15×20 m²), incluindo área administrativa e o refeitório. De acordo com Praia, quando em pleno funcionamento o Dimicro (Micro Distrito Industrial) será um grande gerador de renda. “A questão ‘sustentabilidade’ será vista no compartilhamento de espaços, redução de resíduos, ambientes fabris adequados e seguros, e a manutenção e criação de empregos”, afirmou. Segundo ele, “O apoio da Suframa foi fundamental. Para a elaboração do projeto, a população e setores econômicos foram consultados e criamos assim um polo que tenta atender as demandas da indústria de forma prática e limpa. O papel da Prefeitura Municipal de Manaus também foi de extrema importância e o Micro Distrito enfim saiu do papel”.
COMÉRCIO CRESCE 1,8% EM FEVEREIRO
O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio mostrou que o movimento dos consumidores nas lojas do país cresceu 1,8% em fevereiro de 2017, já efetuados os ajustes sazonais. Em relação ao mesmo mês do ano passado (fevereiro de 2016), o recuo da atividade varejista no segundo mês de 2017 foi de 2,7%. Para os economistas da Serasa Experian, depois do tombo de janeiro de 2017 (queda de 2,1%), houve uma certa reação do varejo em fevereiro de 2017, porém, sem conseguir compensar integralmente o recuo do primeiro mês do ano. Apesar dos impactos benéficos da queda da inflação sobre alguns segmentos varejistas (como os supermercados, por exemplo), fatores como a alta do desemprego ainda pesam negativamente impedindo a recuperação mais rápida do varejo. A maior alta observada no varejo em fevereiro de 2017 foi o crescimento de 2,1% do setor de material de construção, após ter amargado uma queda de 3,5% em janeiro de 2017.
INCERTEZA DA ECONOMIA DIMINUI
O Indicador de Incerteza da Economia, medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), caiu 8,5 pontos entre janeiro e fevereiro, deste ano. O índice caiu de 127,3 para 118,8 pontos, o menor nível desde maio de 2015 (116,8 pontos). Para os analistas da FGV, o resultado parece refletir notícias favoráveis, como a redução da inflação e da taxa de juros, além da promulgação da Emenda à Constituição 95, que limita os gastos públicos.
Add Comment