Cultura

Começam inscrições para selecionar curadores culturais em Rondônia

Podem se inscrever pessoas físicas e jurídicas, incluindo microempreendedor individual (MEI), com prioridade aos curadores culturais residentes em Rondônia

As inscrições para credenciamento e seleção de curadores que irão atuar na seleção de projetos inscritos nos futuros editais que serão lançados pelo Governo de Rondônia, começou nesta quarta-feira, 18 e encerra no dia 01 de setembro. Em busca de mais uma vez apoiar a classe artística do Estado, o Governo de Rondônia publicou nesta quarta-feira (18), o Edital nº 27/2021 com a 2ª edição do Maestro Alkbal. As inscrições são gratuitas, exclusivamente via internet, por meio do endereço eletrônico: Sistema de Apresentação de Propostas Culturais – SAP.

De acordo com o superintendente da Sejucel, Jobson Bandeira, “o edital tem abrangência nacional na modalidade chamamento público e prevê a seleção de 100 (cem) curadores que ficarão à disposição da Sejucel com a formação de cadastro reserva para avaliação e seleção de projetos dos futuros editais, incluindo a curadoria aos editas da Lei Aldir Blanc, podendo ser convocados a qualquer momento para a prestação do serviço. Para essa seleção estamos usando recursos do Fundo Estadual de Cultura (FES), na ordem de R$ 400 mil”, salientou o superintendente.

Podem se inscrever pessoas físicas e jurídicas, incluindo microempreendedor individual (MEI), residentes e domiciliados em todo o território nacional, para exercerem atividade de análise, emissão de parecer técnico e atribuição de notas para os projetos e propostas inscritos nos editais de premiação da Sejucel.

A seleção dará prioridade, primeiramente, aos curadores culturais residentes no estado de Rondônia e, caso não haja o número de curadores necessários e não havendo o preenchimento das vagas, serão selecionados curadores da Região Norte, em seguida das demais Regiões do Brasil, até compor o número necessário de membros por comissão, que será determinado pela Sejucel. A comissão de curadores culturais, nos editais que atenderão aos Povos Tradicionais Quilombolas e Indígenas, também será composta por curadores culturais quilombolas e indígenas, que deverão apresentar a auto declaração, conforme prevê o edital.

O candidato a vaga de curador deve ter, no mínimo, dois anos de atuação comprovada na área para a qual pretende se credenciar, que inclui música, artes cênicas, literatura e letras português, audiovisual, artes visuais, culturas populares tradicionais e indígenas, patrimônio cultural material e imaterial, cultura afro-brasileira, artesanato, gastronomia, fotografia, moda e designer, gestão e produção cultural. Ainda estão entre as atribuições dos curadores está a indicação dos projetos de destaque para que sejam futuramente condecorados com “Menção Honorífica” pela Sejucel.

FONTE: SECOM/RO

Comentar

About the author

Gomes

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – CORREÇÕES DA 1º PROVA DO ENEM

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com