Conflito já matou centenas de civis e deixou milhares de pessoas feridas; situação local é caótica
Ao menos 74 pessoas morreram em dois dias de combates violentos esta semana na capital da região de Darfur, leste do Sudão, informou o sindicato de médicos do país nesta sexta-feira (28).
“Ao menos 74 pessoas morreram em 24 e 25 de abril em combates em El Geneina (Darfur). Ainda não conseguimos estabelecer um balanço para os dias 26 e 27 de abril porque todos os hospitais da cidade estão fora de serviço”, afirmou o sindicato.
O conflito no Sudão já matou centenas de pessoas e há milhares de feridos. Muitos estrangeiros já deixaram ou estão tentando deixar o país.
A guerra no Sudão envolve o comandante do Exército, o general Abdel Fatah al Burhan, líder de fato do país, e seu número 2, general Mohamed Hamdan Daglo, conhecido como “Hemedti”, comandante das Forças de Apoio Rápido (FAR). Em outubro de 2021, eles se juntaram para dar um golpe que tirou os civis do poder.
Agora, as tropas dos dois generais estão numa disputa feroz sobre os planos de integração das FAR ao Exército oficial, uma condição crucial do acordo para a retomada da transição democrática no Sudão.
FONTE: R7.COM
Add Comment