Esporte

Com retorno do Carioca, estaduais cogitam volta entre julho e agosto

Campeonatos paralisados há três meses, com a volta do estadual do Rio de Janeiro, começam a planejar um possível retorno para os gramados

Não há consenso em relação ao retorno dos estaduais no Brasil ainda em meio à pandemia do novo coronavírus. Por causa das dimensões continentais do País, a situação epidemiológica das diferentes regiões está em diferente estágios. Isso impede uma unidade em relação à volta do futebol.

Dentre os 26 Estados, mais o Distrito Federal, apenas o Campeonato Carioca voltou, na quinta-feira. O Catarinense também tem data definida para o retorno. Algumas federações do Norte e Nordeste estudam retomar os Estaduais apenas mais perto do final do ano, em uma tentativa de emendar o torneio com o início da pré-temporada de 2021.

A grande maioria, por sua vez, planeja restabelecer os torneios entre metade de julho e o início de agosto. Contudo, as federações dependem do aval das autoridades sanitárias locais. No meio destes emaranhados de decisões autônomas, o Campeonato Amazonense foi encerrado.

Confira situação dos Estaduais:

Região Norte

Acre

A Federação de Futebol do Acre se reuniu com os dirigentes dos clubes participantes do torneio estadual, na última terça-feira, e apresentou uma proposta para retomada da competição em meados de julho. Um protocolo com as medidas exigidas pela CBF para a realização das partidas já foi entregue.

Amapá

A Federação Amapaense de Futebol e o Tribunal de Justiça Desportiva se reuniram na última segunda-feira para discutir os trâmites necessários para o retorno dos clubes aos gramados. A decisão dependerá da evolução da pandemia no Amapá.

Amazonas

O Campeonato Amazonense foi encerrado em março.

Pará

A Comissão de Segurança no Combate à covid-19 da Federação Paraense de Futebol enviou na última terça-feira, dia 16, o protocolo de retomada dos jogos. O documento será analisado pelo governo estadual.

Rondônia

O Campeonato Rondoniense deverá ser retomado apenas em novembro, segundo a federação local.

Roraima

Ainda não há previsão para a retomada das competições. A Federação Roraimense de Futebol aguarda a situação epidemiológica do estado melhorar.

Tocantins

Não há previsão de retorno do Campeonato Tocantinense. Apenas Tocantinópolis, Interporto e Palmas confirmaram que poderão regressar aos gramados.

Região Nordeste

Alagoas

Datas para a retomada do Campeonato Alagoano ainda são discutidas.

Bahia

Clubes baianos esperam a liberação das autoridades sanitárias, para volta dos treinos nos centros de treinamentos. Espera-se que o campeonato seja retomado em julho.

Ceará

A Federação Cearense de Futebol afirma que ainda não há data definida para a volta do campeonato. Contudo, acredita-se que a competição seja retomada junto à última fase do plano de retomada econômica anunciado pelo governo do Estado do Ceará, prevista para acontecer em 20 de julho. Equipes já estão autorizadas a treinar.

Maranhão

A Federação Maranhense de Futebol pretende recomeçar o campeonato no início de agosto. A volta das sessões de treinamento acontecerá a partir de 22 de junho. A retomada da competição, no entanto, dependerá da situação epidemiológica do Maranhão.

Paraíba

A Federação Paraibana de Futebol (FPF) e os clubes que disputam o campeonato se reuniram na quinta-feira, na sede da FPF, para discutir a retomada do torneio. A federação e alguns clubes projetam a realização de um complemento do Campeonato Paraibano entre 5 e 26 de julho. Tudo dependerá do aval das autoridades sanitárias da Paraíba.

Pernambuco

O governo de Pernambuco autorizou o retorno dos treinamentos presenciais para o último dia 15. O Campeonato Pernambucano deverá ser retomado em 28 de junho. Contudo, a volta dependerá da evolução do coronavírus no estado.

Rio Grande do Norte

Ainda não há previsão para a retomada do Campeonato Potiguar. A Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol estuda restabelecer as sessões de treinamento ainda em junho, todavia, isso dependerá do aval das autoridades sanitárias locais.

Piauí

O Campeonato Piauiense não será retomado antes do 22 de junho. O decreto emergencial que proíbe a realização de atividades esportivas foi estendido pelo governo do Estado do Piauí. Devido a isso, a competição poderá ser restabelecida em novembro. A ideia seria juntar o torneio estadual com a pré-temporada de 2021. Esta saída será discutida no próximo dia 24.

Sergipe

O Presidente da Federação Sergipana de Futebol, Milton Dantas, definiu, em reunião com os clubes participantes do campeonato, que a competição estadual será restabelecida no próximo dia 25. A data, porém, está sujeita a alterações conforme a evolução da situação epidemiológica de Sergipe.

Região Centro-Oeste

Distrito Federal

Espera-se que o Campeonato Brasiliense seja retomado em meados de julho. Clubes que disputam a competição aguardam uma autorização do Governo do Distrito Federal para a volta dos treinos nos CTs.

Goiás

O Campeonato Goiano não deverá ser restabelecido em julho. A Federação Goiana de Futebol estuda a viabilização de um quadrangular com as equipes da capital.

Mato Grosso

O presidente da Federação Mato-Grossense de Futebol, Aron Dresch, já veio a público manifestar que não está disposto a decretar o encerramento do Campeonato Mato-Grossense. O secretário de Estado da Cultura, Esporte e Lazer, Alan Kardec, estuda a possibilidade de o torneio ser concluído a partir de outubro.

Mato Grosso do Sul

Em abril, o diretor de competições da Federação de Futebol do Mato Grosso do Sul, afirmou à TV Morena, que o torneio deverá ser retomado apenas em julho.

Região Sudeste

Espírito Santo

O presidente da Federação do Espírito Santo, Gustavo Vieira, afirmou que este não é o momento de se pensar na volta da primeira e segunda divisão do Campeonato Capixaba. Portanto, não há previsão de retorno da competição estadual.

Minas Gerais

A Federação Mineira de Futebol quer restabelecer a competição estadual em 26 de julho. A decisão, porém, irá depender das autoridades sanitárias locais. Cogita-se que as partidas sejam realizadas em uma única cidade. Os confrontos ocorreriam no meio e no final de semana. Desta a forma o torneio seria encerrado entre a primeira e a segunda semana de agosto.

Rio de Janeiro

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro definiu a volta do Campeonato Carioca após forte pressão do Flamengo. Botafogo e Fluminense são contrários ao restabelecimento da competição, que voltou nesta quinta-feira.

São Paulo

O governador João Doria liberou os clubes da primeira divisão do Campeonato Paulista para retomar suas sessões de treinamento a partir do dia 1ª de julho. A Federação Paulista de Futebol, no entanto, reprovou o anúncio. A entidade máxima do futebol de São Paulo afirmou que a data estabelecida pelo governador é “distante” e diz que não há “explicação plausível e científica” para tal decisão. O retorno do torneio ainda não foi discutido.

Região Sul

Paraná

Na última segunda-feira, a Prefeitura de Curitiba cogitou realizar a liberação dos treinos. No dia seguinte, o Athletico-PR retomou suas atividades. Contudo, na quarta-feira, a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba descartou afrouxar as medidas de prevenção à covid-19 e impediu o clube se realizar sessões de treinamento. É possível que o Campeonato Paranaense seja retomado em julho.

Santa Catarina

A Federação Catarinense de Futebol confirmou a retomada do campeonato estadual para o dia 8 de julho.

Rio Grande do Sul

Havia previsão de o Campeonato Gaúcho ser retomado em meados de julho, mas isso só deverá acontecer em agosto.

 

FONTE: ESTADÃO CONTEÚDO

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Marcio Martins martins

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com