As ações de educação e fiscalização do Detran estão fundamentadas no Pnatrans
O Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia realizou na quinta-feira, 6, ações de trânsito com o objetivo de conscientizar condutores sobre os riscos de infringir leis de trânsito. As ações ocorreram em Porto Velho.
Com a mensagem “coloque-se no lugar do outro”, voluntários da Escola Pública de Trânsito – EPT, abordaram 250 veículos, sensibilizando 529 pessoas entre condutores e passageiros em pontos estratégicos de Porto Velho. “O trânsito nos torna vulneráveis, por isso é essencial considerar o próximo e colocar-se no lugar do outro, evitando conclusões precipitadas sobre as intenções de manobras de outros motoristas” – lembra o coordenador da equipe, Tiago Medeiros.
Com o mesmo propósito de salvar vidas, retirando da condução motoristas alcoolizados em Porto Velho, os agentes da Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito – Dtfat realizaram a Operação Lei Seca com a abordagem de 43 veículos, flagrando 2 condutores por infringirem o artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro – CTB – “Dirigir sob a influência de álcool, em nível superior a seis decigramas por litro de sangue, ou de qualquer substância entorpecente ou que determine dependência física ou psíquica”. Simultaneamente a ação de Porto Velho, também foram realizadas ações de fiscalização convencional em Cacoal e Alto Alegre dos Parecis, com abordagem de 214 condutores.
O diretor geral do Detran, Léo Moraes destaca que as ações da Autarquia têm o objetivo principal de salvar vidas no trânsito. “Nossas ações, sejam de educação ou fiscalização, estão em conformidade com o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito – Pnatrans, que tem como meta a redução de mortes e lesões no trânsito em alinhamento com a Nova Década de Segurança no Trânsito da Organização das Nações Unidas – ONU, e estamos trabalhando com afinco para que isto aconteça” – lembrou.
FONTE: SECOM/RO
Add Comment