Cultura

CINEMA: Filme sobre Babenco ganha prêmio no Festival de Veneza

O filme revela medos e ansiedades, mas também memórias e reflexões, num confronto entre o vigor intelectual e a fragilidade física que marcou a vida do cineasta

“Babenco – Alguém Tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou”, documentário de Bárbara Paz sobre os últimos dias do diretor Hector Babenco, conquistou o Bisato D’Oro, prêmio da crítica independente, no 76º Festival Internacional de Cinema de Veneza.

O júri justificou a escolha em um comunicado, elogiando o documentário “porque o cinema está filmando a memória, porque o cinema está contando a história daqueles que vivem, daqueles que viveram, porque o cinema está comemorando o amor, porque o cinema é amor”.

Paz se disse emocionada com a escolha e com as palavras do júri. “Eles entenderam tudo isso. O cinema é amor.” O documentário traça um paralelo entre a arte e a doença de Babenco. O filme revela medos e ansiedades, mas também memórias, reflexões e fabulações, num confronto entre o vigor intelectual e a fragilidade física que marcou sua vida.

O diretor, que nasceu na Argentina e se naturalizou brasileiro, morreu em 2016, aos 70 anos, vítima de câncer. Foi casado com Paz de 2010 até sua morte. Seus filmes mais famosos incluem “Pixote: A Lei do Mais Fraco” (1982) e “Carandiru” (2003).

FONTE: FOLHAPRESS

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Marcio Martins martins

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com