Teia Digital

CHINESES DE OLHO NAS OPORTUNIDADES BRASILEIRAS – Por Silvio Persivo

 O que há de resistir, minha linda. “Muita coisa que ontem parecia importante ou significativa amanhã virará pó no filtro da memória. Mas o sorriso ah, esse resistirá a todas as ciladas do tempo” (Caio Fernando Abreu)

ORQUESTRA HARMONIA CELESTE NO PALÁCIO DAS ARTES

No próximo sábado, num espetáculo gratuito, com a presença de músicos de renome nacional, a Orquestra Harmonia Celeste apresentará, às 19h30, no Teatro Estadual Palácio das Artes, em Porto Velho, o Concerto Castelo Forte. Os ingressos podem ser retirados, sem qualquer custo, na bilheteria do teatro, no sábado, em dois horários, sendo às 9h e às 18h30. O espetáculo terá a presença do trompetista da Orquestra Sinfônica de Brasília, Moisés Alves, que fará solos na apresentação. Referência no Brasil, o músico é licenciado e bacharel em trompete pela Universidade Federal de Brasília (UnB), com passagens por sinfônicas nacionais e internacionais. Para o evento, também estão confirmadas as presenças do maestro Isaac Leite, de Brasília (DF), e músicos de Ji-Paraná e Cacoal. Sob a regência do Maestro Mário Sidney, o grupo executará grandes clássicos da música cristã, com adaptações e releituras contemporâneas, em naipes de cordas, madeiras, metais, base e percussão. A Orquestra Harmonia Celeste é composta por alunos e professores de uma escola de música sem fins lucrativos, ligada à Fundação da Igreja Evangélica Assembleia de Deus (Fundad). Segundo os organizadores, o evento tem como propósito promover o acesso da comunidade à música instrumental, contribuir para formação de público e valorizar artistas locais.

 AS MULHERES DE ALUÁ É ATRAÇÃO NO CAMPUS DA UNIR

Acontece, hoje, quinta-feira, 28, às 18h, no Auditório Paulo Freire, lá no Campus José Ribeiro Filho da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), o espetáculo “As Mulheres do Aluá”, do grupo O Imaginário. A apresentação integra a programação do Projeto “Depois do Palco”, promovido pela Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA), com objetivo de difundir a produção artística local junto à comunidade universitária, trazendo, como diferencial, a interação dos artistas e produtores culturais com o público, através de um diálogo intermediado por pessoas ligadas às respectivas áreas. A montagem traz em seu elenco as atrizes Agrael de Jesus e Amanara Brandão, discentes do Curso de Licenciatura em Teatro da UNIR. Também integram o elenco as atrizes Flavia Diniz e Zaine Diniz. A dramaturgia é de Euler Lopes Teles, com pesquisa de Chicão Santos e Nilza Menezes e direção e produção de Chicão Santos.

CONSELHO DE GOVERNANÇA DE RONDÔNIA PELA EDUCAÇÃO

Composto por 25 membros, o Conselho de Governança do Movimento Rondônia Pela Educação, tomou posse ontem, quarta-feira (27), em solenidade que aconteceu no salão de convenções da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero). O Movimento Rondônia pela Educação, lançado em maio deste ano, na capital, conta com a adesão de mais de cinquenta instituições e órgãos privados e públicos, que assinaram o termo de adesão com o objetivo de melhorar os indicadores da educação local. A Federação das Indústrias de Rondônia tenta replicar no Estado, o Movimento Rondônia pela Educação com a proposta reunir representantes dos setores econômicos, dos sindicatos patronais e de trabalhadores, dos setores educacionais, da sociedade civil e do Poder Público, comprometidos com a causa de contribuir para Rondônia, entrar em uma rota de inovação e de desenvolvimento social econômico, tendo como mola propulsora a educação.

Cabe ao Conselho de Governança do Movimento Rondônia pela Educação, acompanhar a evolução das metas do Movimento, tomando como referência o Plano Estadual de Educação, e propor ações complementares para o alcance das metas e a melhoria dos indicadores educacionais.

CHINESES DE OLHO NAS OPORTUNIDADES BRASILEIRAS

É esperada uma forte onda de investimentos de empresas chinesas no Brasil nos próximos meses, sobretudo em infraestrutura e commodities.  O desmonte de ativos da Eletrobrás, como as subsidiárias Eletrosul e Celg, é considerado muito atraente e foram oferecidos a diversos investidores, chineses ou não. Também estão à venda importantes negócios do setor, como a Hidrelétrica de Santo Antônio, no Rio Madeira, que até dizem que já foi vendida pelo grupo Odebrecht, bem como a participação da Light na Renova, ativos da Abengoa e Duke Energy. As empresas, de fato, não comentam. Se ventila, no entanto, que a State Grid e sua conterrânea China Three Gorges (CTG), ambas estatais, são apontadas como compradoras de vários ativos no Brasil. A CTG foi a última a aportar por aqui. Chegou em 2013 e comprou participação em várias hidrelétricas e, nos últimos meses, arrematou as Usinas Jupiá e Ilha Solteira, da Cesp. O Estadão de São Paulo informa que, nas últimas semanas, representantes da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China fizeram um “road show” em território chinês para atrair investidores. “Há grupos que ainda não têm investimentos no Brasil e que estão sendo apresentadas aos diversos negócios à venda (de infraestrutura ao agronegócio)”, disse Charles Tang, presidente da entidade, que está na China nesta comissão e deve voltar no início de agosto. Entre 2010 e 2015, investidores chineses colocaram entre US$ 30 bilhões e US$ 35 bilhões no País, segundo Roberto Dumas Damas, professor de economia chinesa do Insper. “Estão nessa conta investimentos diretos e em empresas”, diz. “Os chineses buscam negócios, principalmente, em recursos naturais e commodities.”

 SABER NOTÁVEL E OPINIÃO VOLÚVEL

Ninguém discute o notável conhecimento econômico de Delfim Netto. Reconhecidamente é um dos luminares da economia no país. O problema é que virou mais político do que economista. Agora mesmo me sai com a opinião de que o presidente interino, Michel Temer (PMDB) está conseguindo despertar a esperança dos brasileiros na superação dos graves problemas. E afirma com todas as letras: “Com todas as idas e vindas, os fatos mostram que a visão interna e externa do Brasil está mudando — e para melhor — numa velocidade nada desprezível”. Depois cita que “a queda do PIB e a queda do emprego estão diminuindo; a expectativa de retração de 2016 está menor e, para 2017, se generaliza a esperança de um crescimento positivo; a expectativa de inflação continua a reduzir-se (efeito de que a “meta” é o objetivo em 2017)”. Concordo com ele, é claro, mas, não se pode esquecer que, não faz muito tempo, tecia loas à Dilma Roussef. Em suma, qualquer coisa que diga é preciso ver quais os interesses do momento que reflete. O que fica evidente é que não consegue se desapegar de quem está no poder.

Comentar

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – COPINHA FEMININA 2024 – Corinthians x Cruzeiro

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

RONDÔNIA

AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

RELIGIÃO

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese
Powered by TranslatePress