A Escola Estadual Castro Alves, do município de Cerejeiras em Rondônia, terá 25 alunos na fase estadual da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). A competição integra o Programa Ciências na Escola e é destinada aos estudantes do Ensino Médio do 8º e 9º ano da Rede Estadual de Ensino e particulares de todo o país.
Em 2019, apenas dois alunos passaram para segunda fase da Olimpíada. Neste ano, somente na segunda fase cerca de 70 alunos da Escola Castro Alves se inscreveram. Ainda sem data marcada para acontecer, alunos se preparam em ambiente virtual para a competição, fala a vice diretora Marilta Aparecida.
“No primeiro momento tivemos uma conversa com os educadores da área, e logo após veio a motivação aos alunos. Foi criado um ambiente virtual para preparação dos alunos para olimpíada. O acompanhamento também acontece por meio de whatsapp e via telefone”, diz Marilta.
Com pesquisas na internet, vídeo aulas, livros, quiz e exercícios sobre assuntos que precisam aprender, as alunas Carla Cristina e Ana Clara, do 9º ano estão se preparando para a competição estadual. Com 15 e 14 anos, as estudantes revezam o conhecimento com outras matérias.
Geralmente estudam para olimpíadas no período da tarde. Participar dessa competição, para elas é visto como aperfeiçoamento de aprendizado que adquirem na escola. “Quero incentivar meus colegas a participar também” fala Carla.
Ana Clara e mais 24 alunos foram classificados para segunda fase
Para Ana Clara, ela espera levar conhecimento junto aos demais alunos que foram classificados. Elas reconhecem o trabalho dos professores e da direção da escola no ensino e dedicação para que os alunos sempre participem.
Add Comment