Interior

CEREJEIRAS: Com incertezas climáticas e expectativa de boa lucratividade, começa colheita da soja e plantio do milho na região

Chuvas demoraram muito a chegar no ano passado e empurrou as duas safras para frente

A região de Cerejeiras está, simultaneamente, em plena época de colheita da soja e em pleno plantio do milho. Quanto à produtividade da soja que está sendo colhida, existe quase um consenso entre técnicos e produtores de que há uma dúvida se a deste ano será melhor que a de 2021. Quanto ao milho que está sendo plantado, a dúvida sobre a produtividade é ainda maior.

Houve um atraso bem significativo das chuvas no final do ano passado, empurrando o plantio da soja para novembro. Com a soja plantada bem mais tarde, o plantio do milho foi também adiado, uma vez que o cereal é a cultura que segue à oleaginosa.

“Ainda não dá para ter certeza se teremos uma excelente safra de soja. Ainda há  incertezas sobre o clima”, diz o produtor Claudiney Demarco, de Cerejeiras, que é uma referência na agricultura na região.

Apesar da falta de certeza em relação à produtividade da soja e do milho, uma coisa parece certa: os produtores da região de Cerejeiras deverão ter boa lucratividade. “A rentabilidade do produtor deve ser melhor nessa safra de soja, não por conta dos preços, que são os mais elevados da história. Mas sim por conta da melhor comercialização. O sul do Brasil, Argentina, Paraguai sofrem com muitas irregularidades climáticas. A quebra passa de 50% em muitas regiões produtivas. Isso está forçando a manutenção das cotações em patamares elevados”, diz Hugo Dan, agrônomo do Centro de Pesquisa Agropecuária (CPA), empresa de pesquisa e consultoria agronômica com sede em Cerejeiras.

Recentemente, a reportagem do FOLHA DO SUL ONLINE acompanhou o presidente do Sindicato Rural de Cerejeiras, Jair Ferro, numa visita à propriedade dos Irmãos Gollo, onde foi recebido pelo produtor Jair Gollo. A propriedade visitada está simultaneamente em colheita da soja e plantio do milho e é um exemplo típico da expectativa da agricultura na região neste ano. “Estamos colhendo a soja, mas ainda não dá para ter uma estimativa de produtividade. Sobre o milho, ainda é cedo para falar qualquer coisa. Mas estamos otimistas”, disse o produtor Jair Gollo.

FONTE/AUTOR: Folha do Sul/Rildo Costa

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com