Politica

Cem dias de Governo Confúcio é marcado por decepção, fracasso, reprovação e descrédito, diz Hermínio Coelho

Neste sábado, dia 11 de abril de 2015, o Governo Confúcio Moura completa cem dias, e envolve o Estado de Rondônia, numa grave crise política, econômica, ética, moral e jurídica. Este é o entendimento do deputado estadual Hermínio Coelho (PSD), 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa, ao destacar que a cassação do governador e do vice-governador pelo Tribunal Regional Eleitoral é apenas mais um fator, que afugenta inclusive novos investimentos.

De acordo com o deputado Hermínio Coelho, o correto é classificar este período de cem dias de desgoverno, ou simplesmente, complementou, “de a continuidade de um governo podre, fraco, inoperante, sem compromisso social, que desrespeita os servidores públicos, está envolvido em escândalos,e é classificado pelo Ministério Público Federal e pela Polícia Federal, como uma verdadeira Orcrim – Organização Criminosa”.

Ainda de acordo com o deputado Hermínio Coelho, o Governo Estadual encontra-se perdido, e desta forma, prosseguiu, “esta gestão desastrosa, tem levado a sucessivos arranjos, e infelizmente só piora”. Para ele, a reforma administrativa promovida no ano passado, foi apenas uma caricatura, pois os cargos comissionados foram utilizados como barganha política, ou simplesmente moeda de troca antes, durante e posteriormente a campanha eleitoral.

A presença expressiva de oficiais militares em cargos da administração pública, no entendimento do deputado Hermínio Coelho, é na realidade uma farsa, uma falsa moralização, pelo fato do governador encontrar-se desmoralizado, desacreditado pela opinião pública, e apontado pelos órgãos fiscalizadores como chefe de uma Organização Criminosa. Ressaltou o vice-presidente da ALE, que a militarização de vários órgãos estaduais, na realidade vem criando fatores complicadores internos de gestão.

Segundo Hermínio Coelho até mesmo esse arranjo político tem causado descontentamentos na classe política, citando como exemplos o Departamento de Estradas de Rodagem, e o descalabro e a prepotência de como vem sendo comandada a Sedam – Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

Ainda segundo o parlamentar, o governador não é só fraco, frouxo e incompetente, é muito mais, e pode ser considerado como o único responsável pela crise financeira que o Estado enfrenta, com a baixa arrecadação.

CRISE ECONÔMICA

Contundente, o deputado Hermínio Coelho disse que simplesmente se houvesse seriedade e se não houvesse desvio de recursos, certamente haveria caixa, crédito e novos investimentos, superando este período de inflação em alta. A situação é tão grave, que o governador vem se negando sistematicamente a efetivar o pagamento anual da reposição da inflação ao funcionalismo público, o que poderá descambar em greve geral dos servidores já a partir da próxima semana. Além disso, ele incorre em mais um crime, por descumprir a Constituição Federal.

Para o deputado Hermínio Coelho, o governador não pode se sentir refém da crise econômica que toma conta do país, pois enquanto a arrecadação vinha em queda, ainda assim, a farra com dinheiro público acontecia, a exemplo do que ocorreu com a construção do Espaço Alternativo, que inclusive ocasionou a prisão do ex-diretor do DER, do prefeito de Ouro Preto, e até mesmo a detenção do próprio governador, levado na marra para depor na sede da Superintendência Regional da Polícia Federal.

DESGOVERNO

Na avaliação do deputado, não existe um setor que mereça destaque no famigerado Governo da Cooperação, pois até a saúde, apesar dos esforços do titular da Secretaria Estadual de Saúde, se constata a falta de medicamentos, vacinas, as filas por atendimento continuam, e o povo morre a mingua. Além disso, ainda se encontra sem resposta os casos de sumiços de bebês de dentro de hospital público.

Na área de segurança pública o caos também toma conta, diz ele, pois os policiais militares trabalham em condições sub-humanas, falta água tratada, e os quartéis encontram-se em precárias condições. Além disso, observou, “os praças da PM recentemente levaram um golpe, foram simplesmente traídos e enganados”. Enfatizou o vice-presidente que a população convive com a insegurança pública.

Na educação o vexame e maior, pois até mesmo no colégio referência do Estado, no caso o Instituto de Educação Carmela Dutra, os alunos, alunas, professores e professoras são obrigados a fazerem a limpeza das salas de aula, por falta de zeladoras. Na capital e no interior do Estado, diz o deputado, a insatisfação é generalizada dos trabalhadores da educação que clamam por melhores condições de trabalho.

Ainda na avaliação do parlamentar, o Estado convive um governo do mal, citando as demissões de servidores da Emater com décadas de relevantes serviços prestados.

GOVERNO DO MAL

Ao concluir, afirmou o deputado Hermínio Coelho, atual 2º vice-presidente da ALE, que o governador Confúcio Moura é um verdadeiro câncer que deve ser expulso da vida pública, por perseguir adversários políticos, fabricar operações policiais para atingir adversários, por priorizar a corrupção, abandonar ao relento a população que espera qualidade de serviços principalmente nas áreas da educação e saúde, e por afundar Rondônia, na mais grave crise econômica desde a sua transformação em Estado.

Complementou também, que o governador pode até escapar da cassação ou permanecer por mais algum tempo, mas seguramente ele não terminará o mandato, pois as acusações e provas robustas de corrupção desta

administração, já se encontram de posse dos órgãos fiscalizadores. “Cem dias de Governo Confúcio é marcado por decepção, fracasso, reprovação e descrédito”, diz Hermínio Coelho.

 

Fonte: Assessoria Dep: Hermínio Coelho.

 

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com