Teia Digital

CARNAVAL É IMPORTANTE MESMO PARA QUEM NÃO BRINCA – Por Silvio Persivo

Quem disse foi ele. “O tempo das verdades plurais acabou. Vivemos no tempo da mentira universal. Nunca se mentiu tanto. Vivemos na mentira. Todos os dias” (José Saramago).

PRIMEIRA FEIRA DOS EMPREENDEDORES DE 2024

Com a finalidade de fortalecer os empreendedores de pequeno porte, o Governo do Estado de Rondônia vai realizar a primeira Feira de Empreendedores de 2024, nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro. O evento será na rua Pio XII, ao lado do Palácio Rio Madeira, em Porto Velho,  com início às 07h30min e encerramento às 18 horas. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), em parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), a Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), a Superintendência Estadual de Turismo (Setur), a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater) e o Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Estima-se a participação de 110 expositores, contemplando produtos regionais, agroindústria, gastronomia, artesanato e serviços. Há previsão de atrações musicais e de uma praça de alimentação, o que torna a feira também um espaço de entretenimento.

PRAZO PARA PAGAMENTO DE IPTU COM DESCONTO

A Prefeitura de Porto Velho informando aos contribuintes que o prazo para o pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), e da Taxa de Resíduos Sólidos (TRSD) de 2024, com desconto de 10% em cota única, termina no dia 31 de janeiro (quarta-feira). Depois desta data, o desconto para pagamento em cota única cai para 5%, até 29 de fevereiro. Para pagamento a consulta pode ser feita clicando no link https://gpi-trb.portovelho.ro.gov.br/ServerExec/acessoBase/?idPortal=dbde30ec-cf59-4803-9653-00121a704021 , através na aba “Emissão de DAM”, opção “IPTU”, e preenchendo a inscrição imobiliária ou o CPF. Este ano não se terá os carnês em blocos que eram entregues à população.  O contribuinte receberá em casa uma carta pelos Correios. Para esclarecer dúvidas procurar a  Semfaz nos seus quatro pontos de atendimento físico.

BANGALÔ CULTURAL

Localizado no centro de Porto Velho, na Rua Dom Pedro II, 517, esquina com a Rogério Weber, na esquina que antecede a Praça das Caixas D’Águas, o Bangalô Cultural, cujo nome é uma homenagem ao antigo bar do Macalé, o Bangalô, este restaurante serve comida self servisse, mas bom mesmo é que se trata de um lugar acolhedor para uma cerveja e tem uma picanha deliciosa para acompanhar. Excelente para ir beber uma cervejinha na hora do almoço ou para um happy hour.

CARNAVAL É IMPORTANTE MESMO PARA QUEM NÃO BRINCA

Uma pesquisa realizada pela plataforma TIM Ads, com público Pré-pago entre os dias 08 e 14 de janeiro, mostrou que, em 2024,  que 58% dos entrevistados preveem gastar até R$ 1 mil durante os dias da folia. 73% dos respondentes são jovens com idade até 34 anos. Entre as mais de 127 mil respostas, 63% comentaram que gostam ou gostam muito de carnaval,  mas só 32% participarão dos blocos e de trios elétricos. Para 45% dos entrevistados, o período da folia será aproveitado para ir à praia ou ficar em casa. E 18% afirmaram que assistirão aos desfiles das escolas de samba e blocos pela TV ou internet. É significativo verificar que,  na pesquisa, 55% dos brasileiros afirmam que o carnaval é importante ou muito importante para a economia do país. E 30% dos participantes disseram que pretendem viajar durante o período, para o exterior ou pelo Brasil. O estudo revelou ainda que, quando se pensa em carnaval, 35% das pessoas pensam em cervejas e bebidas alcoólicas primeiro. Outros 23% em fantasias e acessórios. E 18% em fast food.

AUMENTAM OS RESGATES DO TESOURO DIRETO EM 2023

Os investidores resgataram antes do vencimento R$ 28,8 bilhões em títulos do Tesouro Direto em 2023. Segundo o Ministério da Fazenda, na comparação com 2022, o crescimento da retirada de dinheiro foi de 13,2%. A retirada se efetua por conta de que o Tesouro Direto está atrelado à Selic e com sua trajetória de baixa se torna um investimento menos rentável.

RUIM COM ELAS…….

O Reuters Institute para Estudos de Jornalismo divulgou uma pesquisa, com  mais de 300 líderes de empresas jornalísticas do mundo, incluindo o Brasil, na qual se observa que menos da metade (43%) dos entrevistados estão otimistas com às perspectivas do setor. Os editores apontam como problemas as implicações do uso da IA (inteligência artificial) e a redução do tráfego proveniente de sites de mídia social (63% deles expressaram preocupação com a falta de maior participação do tráfego oriundo das redes). Ou seja, até para melhorar seus problemas o jornalismo precisa das mídias sociais tanto que o interesse pelas redes de vídeo, como TikTok (+55) e YouTube (+44), permanece alto, enquanto a pesquisa do Google (+49) se mantém como uma fonte de tráfego significativa. Mais: 77% deles vão concentrar esforços nos seus próprios canais diretos em 2024, com 22% optando por reduzir custos e 20% experimentando plataformas alternativas. De qualquer forma o que se vê é que para o próprio jornalismo, de certa forma, as mídias sociais se tornaram indispensáveis.

Por Silvio Persivo

 

 

Comentar

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – CORREÇÕES DA 1º PROVA DO ENEM

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com