Cultura

Carimbó é declarado patrimônio cultural imaterial

Manifestação cultural típica do estado do Pará e da região amazônica, o carimbó (dança de origem indígena) foi reconhecido,  no dia 11, como patrimônio cultural imaterial, em votação unânime do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural.

Com a medida, a dança, executada ao som de instrumentos artesanais, por mulheres com saias rodadas e floridas e homens com camisas coloridas, passa a ter mais apoio do Estado para preservar a tradição.

O pedido de inscrição do carimbó no Livro de Registro das Formas de Expressão foi feito por diferentes grupos. De 2008 a 2013, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) acompanhou as pesquisas para identificação do carimbó em diversas regiões do Pará.

De acordo com a Unesco, o patrimônio cultural imaterial abrange “práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas – junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados – que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural”.

A Constituição estabelece que o poder público, com a colaboração da comunidade, deve promover e proteger o patrimônio cultural brasileiro, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação e de outras formas de acautelamento e preservação.

Projetos no Congresso

No Senado, tramitam dois projetos que buscam registrar bens imateriais no Iphan: o PLC 100/2012, que trata da Caminhada com Maria, realizada anualmente no Ceará, e o PLS 19/2011, que confere o título ao programa A Voz do Brasil.

O PLC 100/2012, do deputado Danilo Forte (PMDB-CE), já foi aprovado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

De autoria da ex-senadora Marinor Brito, o PLS 19/2011 foi aprovado na Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação, Inovação e Informática (CCT) e aguarda decisão final na CE. Segundo o texto aprovado, “cabe aos órgãos competentes do poder público zelar pela preservação do programa, para fins históricos e de pesquisa da memória nacional”.

O relator da proposta na CCT, senador Lobão Filho (PMDB-MA), lembrou que A Voz do Brasil é o mais antigo programa radiofônico do gênero no mundo, há 78 anos no ar, e constitui um inestimável canal de acesso à informação para parcelas significativas da população brasileira.

Na Câmara, o PL 7.509/2014, que declara o lanche conhecido como “bauru” patrimônio cultural imaterial do Brasil e da cidade de Bauru, aguarda designação de relator. Já o PL 2.475/2011, que confere o título de patrimônio imaterial à Festa do Pau da Bandeira de Barbalha, no Ceará, está pronto para a pauta na Comissão de Cultura.

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes Oliveira

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com