Cidades

CAPS I realiza ação com pacientes no Espaço Alternativo de Porto Velho

Campanha alerta para os cuidados com a saúde mental

Para celebrar a campanha “Janeiro Branco”, que faz um alerta para os cuidados com a saúde mental da população, o Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS I) realizou na última sexta-feira (27), no Espaço Alternativo, uma ação especial com os pacientes, levando informação para os familiares e sociabilização para as crianças.

O CAPS I é especializado no acolhimento e tratamento de menores de 5 a 16 anos com distúrbios psicológicos como autismo, psicoses, neuroses graves e todos aqueles que, por sua condição psíquica, estão impossibilitados ou com dificuldades de manter laços sociais e familiares. O atendimento é feito via sistema de portas abertas, através de demanda espontânea, e também por meio dos encaminhamentos recebidos das unidades básicas de saúde.

Para a ação foi proposto um circuito psicomotor de forma lúdica com os pacientes, em alusão ao tema da campanha deste ano, chamada “A Vida Pede Equilíbrio”. Teve ainda ginástica laboral e uma roda de conversa entre os familiares e os profissionais da unidade. “Nosso objetivo era trabalhar algo ao ar livre, mostrar a socialização, uma atividade que propusesse a eles saírem de dentro de casa e do próprio CAPS”, explicou a terapeuta ocupacional, Moniere Ferreira de Souza.

Elen fala da evolução do filho Davi José, 11 anos, que tem TEAElen fala da evolução do filho Davi José, 11 anos, que tem TEAApesar da chuva que caiu durante o evento, o saldo final da ação foi considerado positivo pela diretora da unidade. “Foi uma troca interessante entre os familiares, que puderam compartilhar sentimentos e entender de forma mais clara os transtornos e como podemos trabalhá-los para o bom desenvolvimento dos pacientes”, disse Luzia Viana.

Elen Cristina Alves é mãe do Davi José, de 11 anos, e o menino tem Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ela conta que o filho tem apresentado uma boa evolução com o acompanhamento. “Meu filho era um pouco diferente das outras crianças, até hoje ele tem certa dificuldade em conversar com as pessoas. Vamos completar um ano de acompanhamento e a gente vem percebendo o sucesso do desenvolvimento dele. Antes ele não se comunicava, e com as terapias da psicóloga, ele passou a conversar, brincar e interagir com outras crianças”, detalhou.

O CAPS I funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na rua Dom Pedro II, 2687, São Cristóvão. Em 2022, mais de oito mil usuários se cadastraram na unidade, uma média de 200 novas admissões semanais. A população que deseja atendimento pode também buscar informações pelo telefone: (69) 98473-6436.

FONTE: ASSESSORIA COMDECOM

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]