Imunização dos animais é realizada constantemente nas zonas urbanas e rurais, além dos distritos de Porto Velho
Em 2023, 42.345 animais domésticos foram imunizados contra a raiva através do serviço de imunização animal realizado pela Divisão de Controle de Zoonoses em Animais Domésticos e Sinantrópicos (DCZADS), da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
A raiva é uma doença fatal que pode ser transmitida de um animal infectado para o ser humano por meio, principalmente, de mordedura, lambedura ou arranhão. A doença representa um risco à saúde pública, por isso, a vacinação antirrábica é o principal meio de proteção.
Em Porto Velho, a imunização contra a raiva acontece de forma rotineira em diferentes pontos da cidade, inclusive na área rural e nos distritos.
A secretária adjunta da Semusa, Marilene Penati, destaca que “ações de vacinação antirrábica são mais uma forma estratégica da Semusa de facilitar o acesso ao serviço e garantir o maior número de imunização dos animais domésticos. A imunização itinerante busca atender, principalmente, locais mais distantes da capital, como zonas rurais e distritos”.
Nessas regiões, pelo menos 11 distritos foram beneficiados com a vacinação itinerante. Entre eles estão: São Carlos, Calama, União dos Bandeirantes, Jacy Paraná, Extrema, Nova Califórnia e Vista Alegre do Abunã.
Segundo o gerente da DCZADS, Edson Cruz, é importante que a população se atente para a imunização do seu bichinho de estimação como forma de cuidar do seu pet e se proteger da doença.
“Terminamos mais um ano sem casos de raiva animal na capital, são mais de 20 anos sem registro dessa doença. O sentimento é de gratificação, fruto de um trabalho árduo e contínuo. E para que possamos manter esta realidade é fundamental que os tutores levem seus animais para se vacinar todos os anos”, destaca Edson.
A imunização contra a raiva é a melhor forma de prevenção da doença, tanto para humanos quanto para animais. Cães e gatos que apresentam boas condições de saúde e com idade acima de três meses devem ser vacinados anualmente.
Além da atuação com as vacinas, a equipe da divisão realiza demais serviços de vigilância e controle de zoonoses. Visitas técnicas com orientações e cuidados com animais peçonhentos, desratização (eliminação de ratos), mediante casos confirmados de leptospirose, além de atendimentos a domicílio estão entre os trabalhos realizados.
SINTOMAS DA RAIVA
Entre os principais sinais da doença em humanos, estão a dificuldade de engolir (alimento, água ou saliva), fotofobia (desconforto visual em relação à claridade), tremores involuntários e salivação excessiva.
Em animais domésticos, como cães e gatos, ocorre salivação em excesso, e por dificuldade de engolir deixa de se alimentar e beber água, além do mais é possível perceber mudanças comportamentais associadas à agressividade.
IMUNIZAÇÃO
Serviços de vacinação em cães e gatos acontecem de segunda a sexta-feira, gratuitamente, das 8h às 17h, na sede da Divisão de Controle de Zoonoses, localizada na Av. Mamoré, n° 1120, bairro Cascalheira.
PARQUE CIRCUITO
Além disso, a Semusa disponibiliza um trailer de vacinação no Parque Circuito, na avenida Lauro Sodré, n° 2983.
VACINAÇÃO EM DOMICÍLIO
A DCZADS também oferece o serviço de vacinação em domicílio para quem tem mais de dez animais no mesmo ambiente. O serviço é disponibilizado mediante agendamento através do número (69) 98473-6712.
FONTE: ASSESSORIA COMDECOM
Add Comment