Cidades

CAPITAL: Ieda Chaves abraça campanha que combate o racismo sutil

Primeira – dama se tornou articuladora da gestão Hildon Chaves na promoção da igualdade racial

Depois da programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha  em julho, que nunca tinha sido celebrado em Porto Velho, a primeira- dama do Município, Ieda Chaves, acaba de anunciar outra iniciativa voltada à promoção da igualdade racial.

 Trata- se de uma campanha que será lançada em novembro com o objetivo de combater o racismo sutil. O mesmo se constitui por termos e expressões presentes no vocabulário da sociedade, que podem caracterizar um discurso preconceituoso por associar a negritude a fatos pejorativos.

Segundo Ieda Chaves, será lançada uma cartilha com expressões que se enquadram nesse contexto como, por exemplo, A coisa tá preta, cor do pecado, inveja branca, lista negra e samba do criolo doido.

 

“São muitos termos que pronunciamos involuntariamente”, frisa ela, adiantando que além da cartilha será realizada uma exposição no Porto Velho Shopping com expressões que retratam esse conteúdo  com o objetivo de orientar a população sobre o peso das palavras.

Por se tratar de uma política pública que contempla os direitos humanos, a campanha será desenvolvida de forma transversal, ou seja, com a participação de diferentes segmentos da sociedade. Por isso, a Prefeitura de Porto Velho buscou a parceria de entidades como o Sebrae e o Ministério Público do Estado.

No âmbito da gestão municipal, a iniciativa será coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Família – Semasf – com a participação das pastas da Educação, Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), Fundação Cultural e Superintendência de Integração Distrital.

A assessora técnica da Semasf,  Elsie Shockness, que coordena os trabalhos, informou que essa campanha foi inspirada numa atividade desenvolvida pela Federação do Comércio de BensServiços e Turismo do Rio Grande do Sul, por meio do Sesc e Senac.

“Por se tratar de uma experiência exitosa, vamos repetir a ideia com algumas novidades que serão divulgadas na próxima semana”, adiantou ela, ressaltando que essa ação vai integrar a programação referente ao Dia da Consciência Negra, cuja data comemorativa é 20 de novembro.

FONTE: ASSESSORIA  –  AUTOR: JOÃO ALBURQUERQUE

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

DIRETO DE ROLIM

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

PARCEIROS

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese