Unidades aplicam 200 doses de vacina contra febre amarela por semana, número que antes levava 30 dias para ser alcançado
Em função das mudanças no calendário de vacinas estabelecidas pelo Ministério da Saúde e a crescente demanda por imunização nas unidades básicas e de pronto atendimento, especialmente contra a febre amarela, a Secretaria Municipal de Saúde vem preparando seu pessoal para garantir a cobertura vacinal da melhor forma possível.
Em função disso, a Semusa conclui nesta sexta (27) capacitação de enfermeiros e vacinadores que atuam em Porto Velho. A capacitação está a cargo da gerente da Divisão de Imunizações Elizete Gomes – o trabalho ocorreu também no dia 20 de janeiro, pela manhã e à tarde.
A proposta da Semusa é cumprir determinação do prefeito dr Hildon Chaves no sentido de que os serviços não sofram solução de continuidade, embora a pressão por imunização tenha aumentado enquanto que os lotes de medicamentos contra febre amarela, hepatite B, antirrábica humana e BCG (tuberculose) tenham sofrido redução.
Para garantir a continuidade nas campanhas de vacinação, o enfermeiro Valdir Alves do Nascimento, gerente de Vigilância Epidemiológica, disse que o Programa Estadual de Imunização, da Sesau, já foi informado sobre o desempenho de vacinação do município.
Na capacitação, os vacinadores e enfermeiros, “além de se atualizarem profissionalmente, também são preparados para fazer frente ao aumento na procura por vacinação”, informou Alves.
Texto e fotos: Comdecom
Add Comment