Eventos

CAPITAL: Comitê Gestor do Alfabetiza Porto Velho realiza primeira reunião de 2023

Programa tem por objetivo alfabetizar todas as crianças da rede até o 3º ano do ensino fundamental

Seguindo com as ações estratégicas que buscam alavancar os resultados da educação no município de Porto Velho, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu, na manhã desta quarta-feira (12), a VI reunião do Comitê Gestor do Programa de Aprimoramento da Política de Alfabetização na Idade Certa.

As pautas principais da reunião foram os resultados do Saero/2022 e os desafios com as escolas da zona rural com baixo desempenho; o acompanhamento e monitoramento das escolas em 2023; o planejamento das formações para este ano; o novo sistema de monitoramento e apresentação de dificuldades encontradas desde a implantação do programa.

O encontro aconteceu na sede da secretaria e contou com a participação do presidente do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), Paulo Cury Neto. “Houve motivos que atrapalharam muito a nossa educação, imagino que todas as unidades da federação tenham experimentado um retrocesso, então estamos acompanhando os métodos aplicados pela gestão municipal de educação para a recuperação da aprendizagem nas escolas”, disse.

A secretária Gláucia Negreiros falou da importância do trabalho em equipe. “O que nos resta é avançar, por isso a importância de trazer pessoas, ter esse assessoramento para que a gente possa avançar. Eu parabenizo a todos nós, que estamos trabalhando de forma colaborativa em busca de um aprimoramento”, comentou a titular da pasta de Educação.

O encontro contou também com a presença de Rita Paulon, consultora do Tribunal de Contas. “O TCE elegeu Porto Velho como pioneiro para este programa. Estamos procurando induzir que a gestão seja orientada a resultados, que faça avaliação e monitoramento e que ela se envolva com a formação dos profissionais da Educação”, declarou.

ALFABETIZA PORTO VELHO

O Programa Alfabetiza Porto Velho, instituído na rede municipal de ensino, teve início em 2021 e tem como objetivo alfabetizar todas as crianças da rede até o 3º ano do ensino fundamental conforme os pressupostos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Referencial Curricular do Estado de Rondônia (RCRO).

A elaboração do Programa nasceu por meio de um esforço conjunto e colaborativo da Semed, com o apoio técnico do TCE-RO, para melhorar os processos de alfabetização nas escolas da rede, contribuindo e apoiando as unidades escolares para que a alfabetização aconteça na idade certa.

Para que os resultados na alfabetização sejam obtidos, a Semed, com o suporte do TCE, vem realizando a formação de professores multiplicadores alfabetizadores em toda a rede, que alcançam os demais professores e que atuam especificamente com a alfabetização.

“Nós temos toda uma rotina de evidenciar se o programa está alcançando êxito ou não, através do monitoramento mensal dos resultados de alfabetização da rede por meio de instrumentos que são disponibilizados aos professores e supervisores escolares. E essas reuniões de comitê acontecem a cada dois meses”, explicou Fernanda Souza, coordenadora do programa.

METAS

Somados, os alunos dos três primeiros anos chegam a um total de aproximadamente 15 mil crianças na rede municipal de ensino. No Programa Alfabetiza foram estabelecidas as seguintes metas: alfabetizar 85% das crianças até o final do 1º ano; alfabetizar 100% dos alunos até o final do 2º ano e promover a ampliação da leitura e compreensão de textos de todos os alunos do 3º ano do ensino fundamental.

FONTE: ASSESSORIA COMDECOM

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]