Ao todo, mais de 7 mil doses dos imunizantes AstraZeneca/Oxford e Pfizer/BioNTech
A esperança de mais de 7 mil ribeirinhos do Baixo Madeira partiu do porto do Cai N’Água na manhã de ontem (9). A primeira viagem do Barco Saúde, após a reforma, tem como meta a imunização dos moradores dos distritos contra a Covid-19.
Ao todo, mais de 7 mil doses dos imunizantes AstraZeneca/Oxford e Pfizer/BioNTech foram enviados para atender os moradores dos distritos.
A Prefeitura já havia iniciado a vacinação dos primeiros grupos prioritários. Agora, a missão é estender a imunização a toda a população ribeirinha destas localidades. “Iniciamos a vacinação da população dos distritos seguindo o Plano Nacional. A nova nota técnica orienta a imunização de todos os ribeirinhos acima de 18 anos, bem como de todas as comunidades adjacentes que ficam ao longo do percurso”, explica Elizeth Gomes, gerente municipal de imunização.
TRIPULAÇÃO
O prefeito Hildon Chaves acompanhou a partida da embarcação na companhia do vice-prefeito, Maurício Carvalho, da secretária municipal de saúde e de parlamentares.
Segundo Hildon Chaves, a embarcação significa mais dignidade e agilidade no atendimento médico prestado à população ribeirinha.
“É com alegria que entregamos o barco à sociedade, na certeza de que nossos irmãos e irmãs do baixo Madeira agora estão melhor atendidos. Em um momento de pandemia, a chegada de vacina pelas águas permite chamá-lo de barco da esperança”, afirmou o prefeito.
Dentre os serviços oferecidos, estão também ações de saúde da mulher e testagem rápida para detectar a Covid-19.
VIAGEM
Essa será a primeira viagem do Barco Saúde após a reforma, que foi realizada com recursos próprios da Prefeitura e complementação de emendas parlamentares. A embarcação é uma unidade de saúde básica fluvial que estará nessa viagem em São Carlos, Nazaré e Calama.
“O barco vai apoiar os atendimentos que ainda faltam nesta região. Isto é feito para que os ribeirinhos não precisem se deslocar até a cidade em busca de um atendimento médico básico e da vacina contra a Covid-19. Agora, o serviço irá até eles com mais regularidade”, explica a secretária da Semusa, Eliana Pasini. Elizeth Gomes, gerente municipal de Imunização.
TRIPULAÇÃO
A enfermeira Maria de Lourdes será a coordenadora da ação. Ao todo, mais de 30 profissionais da saúde irão em direção ao baixo Madeira. Há parcerias da Universidade Federal de Rondônia (Unir) e do Exército Brasileiro.
Serão quase 10 dias de viagem pelos três distritos levando mais de 15 tipos de atendimentos e procedimentos médicos. “Teremos atendimentos ligados ao diagnóstico e tratamento de doenças, orientações médicas na prevenção de enfermidades e planejamento médico”, afirma a enfermeira.
PARCERIA
Para garantir o transporte e a conservação das doses de vacina, a Prefeitura viabilizou geladeiras, freezers e caixas térmicas reservas.
A Energisa doou para o Barco Saúde um freezer e uma geladeira, parte de um total de oito geladeiras, mais dois freezes e uma câmara fria que serão doados para as unidades de saúde de Porto Velho.
FONTE: ASSESSORIA COMDECOM
Add Comment