Mundo

Cameron renunciará na 4ª e Theresa May assumirá cargo de premiê

Ela será a 1ª mulher a ocupar o cargo desde Margaret Thatcher.
Leadsom deixou disputa e abriu caminho para May se tornar premiê.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, vai renunciar na quarta-feira (13) e a ministra do interior, Theresa May, assumirá o poder em seguida, de acordo com a rede britânica BBC. Ela será a 1ª mulher a ocupar o cargo desde Margaret Thatcher. Cameron anunciou que deixaria o posto após a opção que defende a saída do Reino Unido da União Europeia ganhar o referendo.

Em declaração na frente da sua residência oficial, na Downing Street, Cameron disse que irá oferecer sua renúncia à rainha na quarta-feira, no Palácio de Buckingham.

Nesta manhã de segunda-feira (11), a secretária de Estado de Energia, Andrea Leadsom, deixou a disputa pela liderança do Partido Conservador e Agosto2abriu caminho para que May seja a sucessora de Cameron.

Em princípio, May, de 59 anos, disputaria a liderança com Andrea Leadsom, em uma votação dos cerca de 150 mil membros do Partido Conservador, e o resultado deveria ser anunciado em 9 de setembro.

Após a decisão de Leadsom deixar a disputa, o presidente do comitê do Partido Conservador, Graham Brady, um processo formal será realizado para confirmar a liderança de Theresa May, mas não precisou quanto tempo esse processo poderia levar.

May já era favorita na disputa. Na segunda rodada de votações, na quinta-feira (7), ela teve 199 votos, Leadsom conseguiu 84 e Gove, 46.

Apoio total
Leadsom era pouco conhecida do público britânico até emergir como uma voz de destaque na campanha bem-sucedida pela desfiliação do país da União Europeia. Sem experiência no gabinete, ela vinha sendo muito criticada por uma entrevista a um jornal na qual pareceu insinuar que ser mãe significava que ela tinha mais em jogo no futuro do país do que May, que não tem filhos.

“Uma liderança forte é necessária com urgência para se começar o trabalho de saída da União Europeia”, disse Andrea. “Cheguei à conclusão de que os interesses do país são mais bem servidos pela indicação imediata de uma primeira-ministra forte e bem apoiada. Estou, portanto, me retirando da eleição pela liderança e desejo a Theresa May o maior sucesso. Eu lhe garanto meu apoio total”, afirmou nesta manhã, segundo a Reuters.

‘Brexit significa Brexit’
Antes do anúncio do afastamento da adversária, Theresa May prometeu nesta manhã que, se assumir o cargo de chefe de Governo, vai tirar o país da União Europeia, obedecendo ao resultado do referendo de 23 de junho.

“Brexit significa Brexit e nós vamos fazer com que seja um sucesso”, disse Theresa May, segundo a France Presse.

Secretária do interior, Theresa May, reafirmou nesta segunda-feira (11) que ‘Brexit significa Brexit’ (Foto: Andrew Yates / Reuters)
Secretária do interior, Theresa May, reafirmou nesta segunda-feira (11) que ‘Brexit significa Brexit’ (Foto: Andrew Yates / Reuters)

Em resposta aos que pedem ao governo que ignore o resultado da consulta May afirmou: “Não haverá tentativas de permanecer na UE, não haverá tentativas de reintegrar-se pela porta dos fundos”. Cameron decidiu deixar o cargo por não concordar com a Brexit. Ele disse que caberá ao seu sucessor dar início ao processo de afastamento do bloco europeu.

 

 

 

Fonte: G1

Comentar

Print Friendly, PDF & Email
Tags

About the author

Gomes Oliveira

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com