E quem sofre são nossos ouvidos. “Geralmente aqueles que sabem pouco falam muito e aqueles que sabem muito falam pouco” (Jean Jacques Rousseau).
8º FESTIVAL DE FLORES DE HOLAMBRA EM PORTO VELHO
Passei pela Praça das Caixas d’Água e vi que, sem muita publicidade, está acontecendo o 8º Festival de Flores de Holambra é realizado em Porto Velho e, depois soube que irá até do dia 10 de julho (próximo domingo). Segundo fui informado na entrada do estande que foi erguido por lá são mais de 200 espécies de flores expostas e a renda será destinada a obras sociais. A entrada é gratuita e o horário de funcionamento das 9: 00h às 21:00h. Também há uma expectativa de que mais de 10 mil pessoas irão passar por lá, bem como disseram que a flor que está sendo mais procurada é a orquídea que, por sinal, existem de espécies variadas sendo expostas. Vale a pena olhar e comprar também.
SANTO ANTÔNIO COM FORÇA TOTAL
A Hidrelétrica de Santo Antônio, que previa colocar sua última turbina, a 44ª turbina, só em agosto, anuncia que já colocou em operação na semana passada a turbina final. A usina, que começou a gerar eletricidade em 2012, conseguiu acionar um mês antes do previsto sua última turbina e agora passa a produzir 2,218 mil megawatts médios, o equivalente a 4% da carga nacional e ao consumo de 40 milhões de pessoas.
FECOMÉRCIO SOLICITA PRORROGAÇÃO DE PRAZOS E MUDANÇAS DE REGRAS
O vice-presidente da Fecomércio Gladstone Nogueira Frota e presidente do sindicato Sinfarmárcia, Osmar Santana Lima, presidente do sindicato Sindipeças, Davi Marques Jardim diretor sindical do sindicato Sinalimentos, reuniram-se na última quinta-feira (30.06), com técnicos da Secretaria de Finanças do Estado – Sefin, para solicitar a prorrogação do cumprimento do Decreto 20.878/2016, que dispõe sobre as operações relativas a circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação-RICMS, que tratam do regime de substituição tributária nas operações com diversas mercadorias, bem como, das regras de cálculo do imposto sobre circulação de mercadoria e prestação de serviços-ICMS com efeitos a partir de 1º de julho de 2016. Os representantes falaram em nome dos empresários e defenderam a prorrogação da cobrança, alegando que as empresas precisam de mais tempo para se adequarem às exigências. O vice-presidente Gladstone Nogueira Frota, agradeceu o coordenador da Receita Estadual, Wilson Cézar de Carvalho e sua equipe, pelo bom diálogo nas negociações, e por entender o papel da Fecomércio em fomentar a economia do estado e defender os interesses da classe empresarial.
INFRAESTRUTURA CONTINUA A SER O GRANDE DESAFIO
Os estudiosos salientam que o transporte inadequado custa o equivalente a 12% do PIB —entre 50% e 100% mais que em outros países. E até mesmo as concessões que tentam criar corredores de escoamento pelo país esbarram em problemas e os projetos se completam. Um exemplo é o corredor que escoaria produtos agrícolas do Centro-Oeste para os portos na região Norte. Pela BR-163, iniciada no governo FHC, a produção chegaria a Miritituba (PA) e, depois, seguiria por balsa pelo rio Tapajós até os terminais portuários da região Norte com custo cerca de 30% menor do que o atual. O trecho de 1.800 quilômetros entre Mato Grosso e o Pará ainda não terminou de ser asfaltado (faltam cerca de cem quilômetros), deixando atolados caminhões que tentam acessar os terminais portuários já prontos no Pará, com investimentos que ultrapassam os R$ 5 bilhões. Também é inexplicável, por exemplo, que a BR-364 fique atolada de bitrens causando acidentes e mortes sem que saía do papel a ferrovia Sapezal/Porto Velho. Mesmo a China acenando com o desejo de investir pesado em ferrovias os projetos, mesmo os prioritários, continuam a ser elaborados muito devagar.
ATÉ PROPINA SOFRE EFEITO DA CRISE
Apesar de ter batido a meta, aliás, bem modesta para uma ex-presidente, a vaquinha virtual de Dilma mostra que também as propinas foram alcançadas pela crise. A análise não é minha, mas, dizem que a média das contribuições ao José Dirceu foram bem maiores.
CAI O ENDIVIDAMENTO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS
O percentual de famílias que relataram ter dívidas entre cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguro alcançou 58,1% em junho de 2016, o que representa uma redução em relação aos 58,7% observados em maio de 2016, como também em relação aos 62,0% registrados em junho de 2015. Acompanhando a queda do percentual de famílias endividadas, o percentual daquelas com dívidas ou contas em atraso diminuiu em junho de 2016, na comparação mensal, de 23,7% para 23,5% do total. Contudo, houve alta do percentual de famílias inadimplentes em relação a junho de 2015, quando esse indicador alcançou 21,3% do total. O percentual de famílias que declararam não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso e que, portanto,
permaneceriam inadimplentes registrou alta em ambas as bases de comparação, atingindo 9,1% em junho de 2016, ante 9,0% em maio de 2016 e 7,9% em junho de 2015.
CAI A EXPECTATIVA DE INFLAÇÃO
Depois de seis semanas consecutivas em alta, a projeção de instituições financeiras para a inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), foi levemente reduzida ao passar de 7,29% para 7,27%. Para 2017, também caiu: de 5,50% para 5,43%. As estimativas fazem parte do Boletim Focus, que pesquisa todas as semanas as expectativas do mercado financeiro e é elaborado pelo Banco Central (BC). Os cálculos estão longe do centro da meta de inflação de 4,5%. O limite superior da meta de inflação é 6,5%, este ano e 6% em 2017.
Add Comment