Com nome dado pelo seringueiro Anísio Serrão de Carvalho, o município que se tornou a Capital do Café, e comemora o aniversário com programação focada no esporte
Cacoal completa nesta terça-feira (26), 42 anos de emancipação política. Com nome dado pelo seringueiro Anísio Serrão de Carvalho que nomeou o município devido à grande quantidade de Cacau nativo que infestou a área na época de sua colonização, a cidade localizada na Região Centro-Leste do estado se transformou na Capital do Café, devido a boa aceitação do solo, que tornou a cultura mais importante da região, dando base de sustentação a economia local.
Localizada há 480 da capital Porto Velho e atualmente com aproximadamente 100 mil habitantes, e economia pujante também nas indústrias do setor madeireiro, agropecuário e comércio, o que tem ajudado a solidificar e expandir ainda mais a economia local, o município comemora seu aniversário com uma programação focada nas atividades esportivas através da Autarquia Municipal de Esportes de Cacoal (Amec).
As festividades iniciaram na última quinta feira (21) com duas partidas pelas quartas de finais da modalidade de Futsal pelos Jogos Abertos de Cacoal (JAC) no Ginásio Capitão Rui Luiz Teixeira. No sábado (23), as disputas das categorias sub-13 e sub-15 do Campeonato dentão de Futebol Society de Base na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e as disputas da Malha na cancha de malha, próximo ao Ginásio Capitão Rui Luiz Teixeira, pelos Jogos Abertos de Cacoal marcaram a programação.
As atividades seguiram no domingo (24), com mais uma rodada do Campeonato Dentão a partir das 7h45. No mesmo horário, aconteceu o Festival de Handebol das Escolinhas de Iniciação Esportiva, pelo programa “Pensando no Amanhã” no Ginásio Capitão Rui Luiz Teixeira. No período da tarde, a bola rolou nos campos de Cacoal com mais uma Rodada do Campeonato Municipal de Futebol.
As comemorações continuaram nessa segunda (25) com as duas outras partidas das quartas de finais do Futsal pelos Jogos Abertos de Cacoal a partir das 19h45, no Ginásio Capitão Rui Luiz Teixeira, e encerram hoje (26) com mais uma Rodada da categoria master pelo Campeonato Municipal de Futebol.
“Toda a população está convidada para prestigiar este encerramento com as atividades esportivas em torno desta data tão importante para todos nós”, convida a prefeita Glaucione Rodrigues.
História
A história de Cacoal começou com a chegada da linha telegráfica na região, aberta pelo marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, no ano de 1909. Um dos postos telegráficos foi instalado no local onde atualmente está o município de Pimenta Bueno (que também comemorou 42 anos no último dia 24), sendo necessário a contratação de homens para trabalhar como guarda-fios.
Em torno de 1920 chega à região para trabalhar como guarda-fios o paraibano Anísio Serrão de Carvalho. Este, membro da comissão de Rondon, adquiriu a área de terra às margens do Igarapé Pirarara, e se fixou no local, denominando-o de Cacoal. Porém, o povoamento de Cacoal só teve início na década de 1970, com a chegada de vários imigrantes da região sul e sudeste do país, dando origem ao povoado conhecido como Nova Cassilândia. Nessa mesma época, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) implantou o Projeto Integrado de Colonização, para orientar a sua ocupação, coordenando a distribuição de lotes e o assentamento dos colonos.
Em 1972 foi elevado a distrito de Porto Velho e em 1975 foi organizada a Primeira Igreja Batista de Cacoal. Mas a primeira Igreja a se instalar na ainda vila de Cacoal foi a Igreja Católica por meio da congregação Comboniana, sendo Francesco Vialetto o primeiro padre, cuja diocese se fixou na então Vila de Ji-Parana, a aproximadamente 100 km. Antes mesmo da emancipação política de Cacoal. E assim ficou até 26 de novembro de 1977, quando foi elevado a município. A partir de 1979 o governo do Território Federal de Rondônia elaborou o plano de orientação urbano de Cacoal. (Fonte: Wikipedia)
AUTOR: COM INFORMAÇÕES RONDONOTICIAS
Add Comment