Aviões Tornado das Forças Armadas da Alemanha realizaram nesta sexta-feira seu primeiro voo de reconhecimento sobre o território sírio e iraquiano em apoio à coalizão internacional que bombardeia as posições do grupo terrorista Estado Islâmico (EI), confirmou um porta-voz das Forças Armadas.
Participaram desta primeira missão dois dos quatro Tornado que a Alemanha enviou à base da Otan na cidade turca de Incirlik, para onde retornaram após documentar os alvos marcados.
Segundo um porta-voz do Ministério de Defesa alemão, outros dois Tornado se somarão semana que vem à operação na Turquia.
A Alemanha começou em dezembro a apoiar a coalizão internacional com um avião-tanque Airbus A310, destinado ao reabastecimento em voo dos caças que bombardeiam a posições jihadistas.
Dias antes o Bundestag (câmara baixa) tinha aprovado a missão militar, decidida pelo governo de Angela Merkel após os atentados de Paris em 13 de novembro.
A missão envolve 1.200 soldados, seis Tornado, dois aviões-tanque e uma fragata para proteger o porta-aviões francês deslocado até a costa da Síria, mas exclui uma participação direta nos bombardeios.
Fonte: noticias.terra
Add Comment