Teia Digital

Brasileiro paga ainda mais impostos em 2022 – Por Silvio Persivo

Infelizmente o caráter, em geral, não lhes permite isto. “Há momentos em que os homens de bem devem ter a mesma audácia dos canalhas” (Benjamin Disraeli). 

EMPOSSADOS DIRIGENTES DA ADMINISTRAÇÃO ESTADUAL 

Foi realizado na manhã de terça-feira (3), no Salão Rosilda Shockness, do Palácio Rio Madeira, o ato de nomeação de superintendentes, diretores e presidentes de instituições do Governo de Rondônia. Os gestores públicos estaduais somam-se aos secretários já empossados, na composição da equipe da nova gestão do Poder Executivo Estadual, que tem a missão de fortalecer as ações governamentais no período de 2023-2026. O governador Marcos Rocha, que foi empossado no dia 1° deste mês, junto ao vice-governador, Sérgio Gonçalves, reforçou a missão de todos trabalharem unidos e firmes  para o desenvolvimento de Rondônia e melhoria da qualidade de vida da população, tendo como primícias, a responsabilidade e a transparência.  

IDEP OFERTA NOVOS CURSOS ATÉ DIA 11 DE JANEIRO 

O Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional – Idep anunciou nesta semana, a oferta, em vários municípios rondonienses, de cursos remotos para Auto Maquiagem, Atendimento ao Público, Planejamento Empresarial e Estrutura Organizacional; Prática de Departamento, Educação Ambiental, Gestão da Propriedade Rural, Empreendedorismo, Etiqueta e Postura Profissional, Comércio Internacional, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Escritório e Assistente de Recursos Humanos. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 11 de janeiro, em links disponibilizados no site da instituição de ensino profissionalizante, nos quais consta a lista das cidades contempladas. https://rondonia.ro.gov.br/publicacao/vagas-abertas-cursos-remotos-inscricoes-ate-11-de-janeiro/.  Este novo cronograma de ensino online da Escola Técnica Estadual – Etec do Idep integra a estratégia do Governo de Rondônia para fortalecer e expandir a qualificação da mão de obra, em diferentes áreas do conhecimento.

BRASIL ABRIU MAIS DE 3,62 MILHÕES DE EMPRESAS EM 2022

Entre janeiro e novembro de 2022, o Brasil registrou um saldo de mais de dois milhões de novas empresas. Neste período, foram abertas mais de 3,62 milhões de empresas (3.624.827). O saldo ficou positivo, considerando as extintas, em 2.067.588 de novas empresas. Os dados são do Mapa de Empresas do Ministério da Economia. O país conta  com cerca de 20 milhões de empresas ativas (20.056.132). Deste total, 19,18 milhões são matrizes e 875,9 mil são filiais, todas em atividade. O Microempreendedor Individual (MEI) é a modalidade mais comum no país com mais de 11,5 milhões de registros (11.551.503). Até novembro, mais de 2,7 milhões de MEIs foram abertos em todos os estados e o saldo ficou positivo em 1,68 milhão de novos MEIs. O comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios é a atividade econômica predominante no país, com 1.064.439 empresas. O ramo de cabeleireiro, manicure e pedicure aparece em segundo lugar, com 796.096 empresas, e é seguido, em terceiro lugar, pelo setor de promoção de vendas, com 557.286. A Região Sudeste liderou os novos registros com mais de 1,82 milhão de empresas abertas e o saldo  positivo de 1,03 milhão. O Sudeste detém metade das empresas do país com 10,1 milhões de empresas ativas. O Sul foi a segunda com mais empresas abertas: 673.296, com um saldo positivo de 382.833. A região tem mais de 3,83 milhões de empresas ativas. Depois aparece a Região Nordeste, que registrou a abertura de 607.225 empresas e tem um saldo positivo de 335 mil novas empresas. O Nordeste tem mais de 3,38 milhões de empresas ativas. A quarta região com mais empresas abertas foi o Centro-Oeste, com 337.433 registros. O saldo positivo é de 203.373. A região possui 1,76 milhão de empresas ativas. A Região Norte registrou a abertura de 185.674 empresas. O saldo positivo foi de 114.025 novas empresas. O Norte tem atualmente 966.853 empresas ativas.

CORREIOS FORA DA DESESTATIZAÇÃO 

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), que, no governo de Bolsonaro, deu lucro, será retirada do Programa Nacional de Desestatização (PND), conforme determinado pela presidência da República, em Despacho publicado na segunda-feira (2) que orienta a revogação dos atos que dão andamento à privatização da estatal. A partir da determinação, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, ressaltou que serão adotadas ações para fortalecer os Correios. E, segundo dizem, ampliar os investimentos de modernização e “desencadear agressivo aporte de atualização do parque tecnológico e dos insumos logísticos, para seguir recuperando a imagem e a credibilidade dos serviços”. É esperar para ver. 

BRASILEIRO PAGA AINDA MAIS IMPOSTOS EM 2022

Os contribuintes brasileiros pagaram, em 2022, R$ 2.890.489.835.290,32 em impostos, de acordo com o Impostômetro, painel da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) na região central da capital paulista. Este é o montante arrecadado pelos governos federal, estadual e municipal incluindo taxas, contribuições, multas, juros e correção monetária. Em 2021, o mesmo painel registrou aproximadamente R$ 2,6 trilhões. O aumento entre um ano e outro, portanto, foi de 11,5%. É preciso verificar que, mesmo com as desonerações promovidas pelo governo, como foi o caso dos combustíveis, energia elétrica e telecomunicações, com níveis de inflação mais elevados e a Guerra da Ucrânia, muitos produtos e serviços foram encarecidos, afora os efeitos da pandemia da Covid 19, o que implicou numa maior arrecadação de tributos federais. É uma  carga muito elevada para os padrões de um país emergente, o que impões uma  reforma administrativa e a contenção dos gastos públicos, como forma de diminuir os impostos, mas, pelas falas do atual presidente, que considera “teto de gastos” como besteira parece que teremos que esperar muito ainda por uma reforma tributária. 

AUTOR: SILVIO PERSIVO

Comentar

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – CORREÇÕES DA 1º PROVA DO ENEM

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com