Em nota, governo brasileiro informou que continuará trabalhando para a restauração da democracia no país
Com a decisão do presidente Nicolás Maduro de tomar posse nesta quinta-feira, o governo brasileiro passou a reconhecer, como governo da Venezuela, a Assembleia Nacional do país, eleita em 2015 e de maioria oposicionista. Essa posição foi anunciada, no início da noite, em nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores.
“O Brasil reafirma seu pleno apoio à Assembleia Nacional, órgão constitucional democraticamente eleito, ao qual neste momento incumbe a autoridade executiva na Venezuela, de acordo com o Tribunal Supremo de Justiça legítimo daquele país”, diz um trecho do comunicado, referindo-se ao Supremo no exílio designado por setores da oposição.
De acordo com o comunicado, a medida foi tomada porque Maduro não atendeu aos apelos do Grupo de Lima, formado por 13 países da América Latina e do Caribe mais o Canadá, incluindo o Brasil. Para o Itamaraty, o líder venezuelano iniciou um “mandato presidencial ilegítimo”.
“O Brasil confirma seu compromisso de continuar trabalhando para a restauração da democracia e do estado de direito na Venezuela, e seguirá coordenando-se com todos os atores comprometidos com a liberdade do povo venezuelano”, finalizou o Itamaraty.
Na última sexta-feira, o Grupo de Lima aprovou uma declaração deixando claro que não reconheceria o governo de Maduro. O grupo advertiu que adotaria sanções contra a Venezuela se Maduro não transferisse o poder para a Assembleia Nacional, que se encarregaria de convocar eleições.
FONTE: O GLOBO
Add Comment